Política
Renan Calheiros comentou decisão do TRE-MG sobre Dilma
Em seu perfil do Twitter, o candidato demonstrou apoio a Dilma
Pela sua conta no Twitter, o senador Renan Calheiros (MDB) comentou decisão do TRE-MG, que confirmou a candidatura de Dilma Roussef ao Senado. O registro eleitoral da ex-presidente era alvo de dez pedidos de impugnação.
“Essa decisão mostra que o Senado acertou em manter os direitos políticos da Dilma, e o fez e acordo com a legislação em vigor. Seria uma imensa injustiça se ela não pudesse ser candidata nesta eleição”, disse o senador pelo Twitter.
Renan Calheiros era presidente do Senado, mas a sessão que decidiu pela manutenção dos direitos políticos de Dilma Roussef, mesmo após o impeachmente, em 2016, foi presidida pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.
A decisão
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aceitou nesta segunda-feira (17) o registro da candidatura ao Senado da ex-presidente Dilma Roussef (PT), derrubando dez impugnações apresentadas contra o nome da petista.
Dilma lidera com folga as pesquisas para o Senado no estado, com 26% das intenções dos votos, de acordo com o último levantamento Ibope.
Os pedidos de rejeição da candidatura dela haviam sido apresentadas pelo partido Novo e por alguns candidatos a deputado federal, entre eles, a candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, Danielle Dytz da Cunha (MDB), filha do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato. O argumento era o de que a ex-presidente está inelegível por oito anos, desde 2016, quando sofreu o impeachment.