Política
Novos deputados serão decisivos na eleição do presidente da Assembleia Legislativa
Com uma renovação de quase 50%, será preciso convencer os parlamentares que vão estrear na Assembleia Legislativa
A eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas só será realizada em fevereiro do próximo ano, mas já começa a movimentar os bastidores da política alagoana.
Alguns nomes já estão postos na disputa pela presidência da Casa. Os favoritos seriam, segundo vários analistas, Marcelo Victor (SD) e Olavo Calheiros (MDB).
Mas a eleição não será tão simples. Com uma renovação de quase 50% (dos atuais deputados, 14 foram reeleitos e 13 são ‘novatos’) será preciso conversar e convencer os parlamentares que vão estrear na Assembleia Legislativa.
A primeira definição passa pelo tamanho da bancada do governo. A coligação de Renan Filho (MDB) elegeu 18 deputados, o que representa, de cara, dois terços do Legislativo e a maioria para fazer a Mesa Diretora. A base deve crescer com a participação de deputados eleitos por outros coligações. Pelo menos mais três deputados já sinalizaram que vão para a base do Palácio dos Palmares.
Em meio a esse cenário, deputada estadual eleita, Fátima Canuto (PRTB), promete conversar com o governador Renan Filho (MDB) e ouvir as bases, antes de se decidir em que votar para a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Para ela, é preciso que o novo presidente da Casa reflita a “voz das urnas” e a renovação que aconteceu nas eleições deste ano no Legislativo.
Outros deputados também devem ouvir o governador antes de “bater o martelo”. E tudo indica que os “novatos” terão participação efetiva na nova mesa diretora do Legislativo, ocupando cargos estratégicos na sua composição.