Política
Governador deve fazer discurso na Assembleia Legislativa na terça-feira (19)
A primeira sessão ordinária do ano legislativo deveria ter ocorrido nessa sexta-feira, 15, mas foi adiada
Os trabalhos regulamentares começam no Legislativo Estadual na terça-feira, 19. A expectativa é que o próprio governador leia, do plenário, a tradicional mensagem governamental que marca o início da legislatura.
A primeira sessão ordinária do ano legislativo deveria ter ocorrido nessa sexta-feira, 15, mas adiada porque os chefes do Executivo (Renan Filho) e do Legislativo (Marcelo Victor) viajaram para participar de evento no Rio de Janeiro.
Há quem diga que Marcelo Victor e Renan Filho aproveitaram a viagem para pôr os pingos nos is. O presidente da ALE sempre sinalizou para a manutenção da aliança política com o governo, mas tem situações com outros parlamentares da base do governo que precisam ser resolvidas.
O tom da mensagem do governador – seja lida por ele ou não – deve ser de conciliação, numa sinalização de proximidade e parceria com o parlamento.
Além disso, os deputados estaduais tomarão ciência das principais propostas e metas do governo para 2019, como prevê a Constituição do Estado.
Embora o governador possa transferir a tarefa para algum auxiliar, a participação do governador na primeira sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas é uma tradição regimental e política.