Política
Davi Filho e Gaspar são os adversários de JHC pela disputa da prefeitura de Maceió
Pesquisa do instituto Ibrape realizada em Maceió nos dias 22 e 23 de março, com 2 mil eleitores em todos os bairros da capital
O Paraná Pesquisa mostrou, na semana passada, que Rodrigo Cunha seria o favorito, hoje, numa eventual disputa pela prefeitura de Maceió.
Como o senador tucano já avisou que não é candidato, novos levantamentos foram feitos na capital por outros institutos, sem a inclusão de Rodrigo no voto estimulado.
Os resultados de dois institutos divulgados esta semana (DataSensus) e Ibrape revelam que sem Rodrigo no páreo, quem lidera é o deputado federal João Henrique Caldas (PSB), que já foi candidato a prefeito de Maceió em 2016, ficando em terceiro lugar.
Nas duas pesquisas, chama a atenção o desempenho do deputado estadual Davi Davino Filho e do procurador geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça. Os dois, mesmo sem ter participado de campanhas majoritárias, surgem empatados em segundo lugar na pesquisa Ibrape e como potencial “ameaça” a liderança de JHC.
Pesquisa do instituto Ibrape realizada em Maceió nos dias 22 e 23 de março, com 2 mil eleitores em todos os bairros da capital, aponta, no voto estimulado, JHC com 29%, Alfredo Gaspar com 13%, Davi Davino Filho com 13%, Kelmann Vieira com 3%, Maurício Quintella com 3%, Cabo Bebeot com 2%, Rafael Tenório com 2%, Marcelo Palmeira com 1%, Ricardo Barbosa com 1% , Thomaz Nonô com 1%. Indecisos 11%, brancos e nulos 21%.
O Ibrape tem tido um dos melhores índices de acerto e, especialmente, na antecipação de cenários nas eleições de Alagoas.
Pesquisa, já se sabe, é o “retrato” do momento. O que os números dizem hoje é que JHC não terá um caminho fácil nas eleições de Maceió de decidir ser candidato. Alfredo Gaspar e Davi Filho também não definiram se serão ou não candidatos em 2020, embora existam informações de bastidores de que eles pretendem entrar na disputa.
Se o cenário fosse esse e as eleições fossem hoje teríamos um segundo turno em Maceió com JHC e Davi ou JHC e Gaspar.
Seriam dois adversários duros para o deputado federal. Os dois são considerados ficha limpa. Gaspar teria mais força na classe média e Davi maior penetração em áreas consideradas periféricas da capital. Terá maior chances quem fizer melhor a pré-campanha.
Os apoios
A pesquisa Ibrape também quis saber se o apoio do prefeito Rui Palmeira, do governador Renan Filho e do presidente Jair Bolsonaro influenciaria no voto do maceioense.
O instituto perguntou “se nas próximas eleições um candidato tivesse o apoio de do prefeito, governador ou presidente, suas chances de votar neste candidato: aumentaria, diminuiria, seria indiferente”.
O melhor resultado nessa questão foi para o governador, com 33% de aumento e 14% de redução, o presidente aumentaria em 27% e diminuiria em 19% e o prefeito aumentaria em 24% e reduziria em 20%