Política
Secretários estaduais passam a ser avaliados através de sistema de notas
O sistema de avaliação do desempenho das secretarias está de volta
O governador Renan Filho realizou pela primeira vez no seu segundo governo, reunião com todo o seu secretariado no Palácio dos Palmares.
O encontro foi nesta sexta-feira, 26, com direito a apresentação de projetos e balanço das ações do governo.
Quem participou do encontro, saiu convencido de que o sistema de avaliação do desempenho das secretarias, adotado no primeiro governo, está de volta. Cada secretário recebia notas, em reuniões mensais. Quando o desempenho era baixo, a cobrança era alta.
“A exemplo do que fez na primeira gestão, o governador vai voltar a usar o monitoramento de todas as secretarias baseado num sistema de notas, com suporte da equipe da Governança”, revela um dos secretários presentes ao encontro.
A cada reunião da equipe, a avaliação será divulgada.
Durante o encontro também foram apresentadas pelo governo e por todas as pastas as metas de atuação para os próximos meses.
No do primeiro governo, em 2015, quando o modelo foi implantado, a melhor média geral foi do secretário da Fazenda, George Santoro. Ele teve média 9,8. Alguns colegas dele tiveram notas baixas, mas não foram penalizados, ao menos continuaram na equipe e se saíram foram por outros motivos.
Quem também teve bom desempenho naquele ano foi Alexandres Ayres (hoje na Saúde), que era da Semarh e Christian Teixeira (então Seplag), que foram homenageados ao lado de Santoro pelo desempenho em setores como comunicação, liderança e trabalho coletivo.
Na prática o sistema de notas foi deixado de lado na fase final do do primeiro governo.