Política
Governo de Bolsonaro é um Titanic a procura de um iceberg, diz Renan Calheiros
O senador tem sido uma das vozes mais críticas ao governo de Jair Bolsonaro. E não apenas na bancada federal de Alagoas
O senador tem sido uma das vozes mais críticas ao governo de Jair Bolsonaro. E não apenas na bancada federal de Alagoas.
Fazendo contraponto às principais medidas do governo, Renan Calheiros (MDB) tem atuado nas redes sociais e no Congresso Nacional.
Durante sessão deliberativa no Senado Federal, nessa terça-feira (21), o senador alagoano avaliou que o governo de Bolsonaro fabrica crises diárias.
“O governo, diretamente ou através de porta vozes destrambelhados, fabrica crises diariamente, numa chacrinha digital primária. É um Titanic a procura de um iceberg todos os dias”, disse.
Segundo Renan, “em cinco meses, o governo cultivou crises e recuos, demonizou a imprensa, deu vexames internacionais e demonstrou inaptidão para o cargo. A lógica da Presidência não pode e não deve ser o confronto entre os Poderes. Governos não são feitos para entrarem em tempestades e fortes tormentas”.
Em seu discurso, Renan disse ainda que o governo deveria se proteger do que chamou de delírios.
“O governo deveria se abster de convocar ou apoiar atos para se proteger de um delírio. Outros presidentes tentaram e malograram. O momento exige grandeza para intencionar e não convulsionar ainda mais, ou apostar na ruptura”, disse, acrescentando que “gosto da institucionalidade, da normalidade republicana e estarei, entre os democratas sempre”.
Durante o pronunciamento, Renan também fez balanço da economia do país: “A economia brasileira está derretendo estamos à beira da bancarrota, da depressão. O desemprego é superlativo, a falta de articulação política e a incapacidade de dialogar congelou o país”.
Duras críticas
De acordo com texto da Agência Senado, senadores fizeram nesta terça-feira (21) duras críticas à maneira como o governo do presidente Jair Bolsonaro se relaciona com o Congresso, além de apontar a falta de articulação, eles cobraram esclarecimentos sobre um texto compartilhado pelo presidente, segundo o qual o Brasil é ‘ingovernável fora de conchavos políticos’. Para os senadores, o presidente precisa apontar nomes em vez de jogar uma suspeita sobre todo o Congresso Nacional.
Veja aqui:
Senadores cobram Jair Bolsonaro sobre texto contra o Congresso
____
Fonte: Blog do Edivaldo Júnior