Política
Ministro do TCU visita Alagoas
Encontro ocorreu no Centro de Convenções
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) realizou, na manhã desexta-feira (31), o evento "TCE na Educação", no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O ministro João Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), veio a Alagoas para abordar o tema "Governança na Educação". Ele fez críticas ao cenário educacional do Nordeste, mas elogiou Alagoas em governança. “Vejo que Alagoas é um exemplo digno a ser mostrado para todo Brasil, de administração não só transparente, mas com eficiência, com eficácia e com efetividade, os números já mostram isto”, destacou o trabalho feito pelo Governo de Alagoas, que ele declarou acompanhar desde o início no debate sobre fortalecimento de controle e transparência.
“A gente vê que o resultado está sendo muito positivo para o conjunto do estado, que serve de exemplo para todo o Brasil”, destacou o representante do TCU. O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, abordou o empenho do governador Renan Filho em fazer priorizar o controle e a transparência e parabenizou a presidência do TCE-AL pela iniciativa do evento.
"Estamos avaliando a governança em cada estado, direcionada agora para a educação multinível, políticas transversais para não acontecer o que aconteceu recentemente, de iniciarmos creches e termos milhares delas abandonadas porque não tiveram uma boa política transversal entre Estado, Município e União. E aqui é um caso peculiar porque a governança já está sendo aplicada no estado e temos agora o município de Maragogi, que está implantando a governança", afirmou o ministro, acrescentando que o encontro é um passo importante para colocar o que existe aqui como um modelo para o país.
“Educação é o que pode transformar a nação. A gente vai focar a educação porque ainda é um grande gargalo em todo o Brasil. Entendo que o convite feito pelo Otávio Lessa, que é um líder, que tem uma capacidade, uma visão muito apurada de tudo que acontece no Brasil, vai nos dar condições, a partir de Alagoas, de implantar essa política multinível, de transversabilidade”, observou o ministro João Nardes.
Para o ministro do TCU, a evasão escolar e o analfabetismo ainda são grandes problemas da educação pública. Existe deficiência no ensino, alguns alunos não conseguem finalizar e 48% das crianças até os nove anos não sabem ler e escrever.
"Uma situação dramática em todo o Nordeste e na Região Norte, onde os alunos não terminam o ensino fundamental. Mais de 50% até os 19 anos não terminam o ensino fundamental. Estou trazendo esses números para mostrar a situação do Brasil. E, agora, a gente começa a fazer toda uma fiscalização com o TCU no Ministério da Educação para implementar política pública na educação dos estados e municípios".
O presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa, reconheceu a importância de trazer esse evento para o estado, pontuando que a educação é a saída para os problemas do país.
“Nós não vamos a lugar nenhum se não tivermos ao nosso lado todos vocês, os representantes municipais, que são a alavanca do nosso estado com relação à educação, cada um fazendo tudo que pode para que possamos, mesmo com nossas limitações financeiras, fazer o máximo possível. Não vamos ter bons resultados se não tivermos a certeza de que nós estamos melhorando cada dia mais a governança. Que cada um possa fazer dentro do seu município, será um avanço daquilo que a gente precisa na abordagem da governança”, reiterou o presidente.
Participaram do evento vereadores, prefeitos e secretários municipais de Educação. O encontro "Educação em foco" teve o tema “A governança na educação e os desafios da atuação do controle público”.