Política
De olho em 2020, família Pereira se aproxima de São Miguel dos Campos
Joãozinho e Fernando é um dos nomes prováveis para disputar a prefeitura
Os Pereira assumiram o compromisso de apoiar um nome indicado pela família Tavares nas eleições de Junqueiro, em 2020.
Os Pereira e os Tavares ficaram em lados opostos durante anos e anos na política do município, mas chegaram a um entendimento nas eleições de 2016. O atual prefeito, Carlos Augusto (MDB), foi indicado pelos Pereira foi eleito com o apoio dos Tavares.
Agora será a vez de devolver a gentileza. Os Pereira já avisaram que vão apoiar em Junqueiro um nome indicado por Raimundo Tavares. Um das possibilidades é a candidatura de Morgana Tavares, filha de Raimundo.
Mesmo sem Junqueiro, a família Pereira deve continuar muito influente na região da zona da mata. Atualmente, Joãozinho Pereira é prefeito de Teotônio Vilela e Pauline Pereira prefeita de Campo Alegre.
Pauline não pode ir mais para a reeleição e deve apoiar seu primo, Nicolas Pereira, como candidato à sua sucessão,
Em Teotônio, Joãozinho pode ir ou não para a reeleição, dependendo de alguns arranjos políticos.
Fernando Pereira, atual secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, que já foi prefeito de Junqueiro por dois mandatos, tem sido lembrado para disputar a prefeitura de São Miguel dos Campos.
A cidade sempre esteve nos planos dos Pereira. Agora, mais do que nunca.
O nome mais viável em São Miguel dos Campos, segundo vários analistas, pela proximidade da gestão (Teotônio faz divisa com São Miguel) seria do de Joãozinho.
Qual deles será o candidato? A resposta de Fernando a quem lhe faz a pergunta é emblemática: “um Pereira será candidato em São Miguel dos Campos”.
Qual Pereira? Além de Joãozinho e Fernando, a família tem outras opções para apresentar no município. Incluindo mulheres.
Tudo vai depender da aceitação de cada um destes nomes que vem sendo testados de várias formas. O fato é que a família Pereira parece mesmo disposta a encarar a “briga” em São Miguel dos Campos. Será o maior teste político na história da família Pereira. Se tiverem sucesso ganham força para tentar espaço na chapa majoritária em 2022. Mas esta é outra história.