Política

Apenas vice-governador e deputada vão a desfile da emancipação de AL

Além do governador, a festa também contou com a ausência dos demais secretários de Estado

Por Blog do Edivaldo Junior 17/09/2019 10h10
Apenas vice-governador e deputada vão a desfile da emancipação de AL
Reprodução

Quem representou o Executivo, no desfile de Emancipação de Alagoas desta segunda-feira (16), foi o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa. Do Legislativo, apenas um único representante, a deputada estadual Ângela Garrote (PP).

Nem mesmos os demais secretários de Estado estiveram presentes na data mais importante de Alagoas, que marcou em 2019 os 202 anos de sua emancipação, para acompanhar o desfile. Com status de secretária, quem aparece nas fotos é a controladora geral do Estado, Clara Bugarim.

As principais autoridades do Estado, a começar pelo governador Renan Filho, não foram ao desfile realizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, com participação de 3 mil alunos da rede pública estadual.

A ausência, deixou Luciano Barbosa em aparente situação de “isolamento”. O vice segue enfrentando uma “fase ruim” na política, mas não dá sinais de que tenha ficado abalado.

O desfile de 16 de setembro, tradicionalmente, é marcado pela apresentação das escolas da rede estadual e ocorreu justo no momento em que a Secretaria de Educação foi alvo da Operação Casmurros, da PF e CGU, para investigar suspeitas de fraudes em contratos do trasporte escolar.

Barbosa também enfrenta pressão do Legislativo para explicar atrasos nos pagamentos do programa Escola 10 e devolução de recursos de convênios.

Antes do desfile, Barbosa destacou a importância do desfile para o Estado, em mensagem nas suas redes sociais: “são mais de 3 mil alunos representando todo o Estado de Alagoas. É nossa juventude comemorando o aniversário do nosso Estado, esta terra que tem história e tem futuro. Nada representa melhor o futuro desta terra do que sua juventude que vai passar a desfilar neste instante”, disse

Evitando

Durante o desfile, Barbosa representou o Poder Executivo e conversou com a imprensa, mas evitou os temas polêmicos, a exemplo da operação da PF.

O vice-governador preferiu falar apenas da emancipação de Alagoas: “É um dia de reflexão das nossas conquistas. Em todo o aniversário, renovamos as nossas esperanças. Fizemos um planejamento, e uma gestão compartilhada com os municípios. Isso fez melhorar o nosso Ideb. Também posso citar o Escola 10 que alavancou a nossa Educação”, disse a reportagem de um site local.