Política

JHC perde apoio de partidos para eleições 2020

Mesmo bem avaliado nas pesquisas ele não conseguiu construir uma aliança capaz de ajudar na campanha

Por Blog do Edivaldo Junior 23/09/2019 13h01
JHC perde apoio de partidos para eleições 2020
Reprodução

Nas eleições de 2016 João Henrique Caldas (PSB) ficou em terceiro na disputa pela prefeitura de Maceió. Quem é do ramo aponta o que faltou ao deputado federal para chegar ao segundo turno: capacidade de articulação política e preparo para o debate.

A coligação formada na eleição passada (PSB/ PSL/ PSDC/ PMB/ PPL) deu apenas 51 segundos de rádio e TV para o candidato.

JHC surge novamente como um dos favoritos à prefeitura da capital. Mesmo bem avaliado nas pesquisas (ainda ocupa o primeiro lugar, apesar de ter diminuído a distância para sues principais oponentes) ele não conseguiu, até agora, construir uma aliança capaz de ajudar na campanha.

O único partido que era dado como certo numa aliança com João Henrique Caldas, além do seu PSB, era o PSC.

O pai de JHC, o ex-deputado federal João Caldas, anunciou esta semana que está deixando o comando do partido em Alagoas.

O novo grupo que vai assumir o PSC faz parte da base de apoio do governador Renan Filho. Em outras palavras, o PSC irá apoiar o nome que tiver apoio do Palácio dos Palmares.

Os demais partidos organizados em Alagoas estão quase todos já comprometidos. A maioria está alinhada com os grupos do governador Renan Filho e do prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Fora desses grupos, estão articulados o PDT de Ronaldo Lessa, o PT de Ricardo Barbosa e o PSL de Cabo Bebeto.

O que sobra, basicamente, são partidos mais à esquerda que terão projetos próprios.

Em outras palavras, se não conseguir melhorar sua articulação política, JHC terá pouco tempo de rádio e TV (ainda menos do que tem em 2016) e um palanque esvaziado.