Política
Secretários de Renan Filho se preparam para eleições 2020
Com menos de seis meses para a desincompatibilização, candidatos que ocupam cargos de confiança começam a se desvincular
Falta menos de um ano para as eleições municipais de 2020. Com menos de seis meses para a desincompatibilização, candidatos que ocupam cargos de confiança já começam a se desvincular.
No governo de Renan Filho (MDB), algumas ‘baixas’ já estão confirmadas. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fernando Pereira (MDB), transferiu o título para São Miguel dos Campos e já está em pré-campanha para prefeitura do município.
Fernando, apesar da força política dos Pereira em cidades vizinhas (Teotonio Vilela e Campo Alegre), não terá eleição fácil em São Miguel dos Campos. Entre seus prováveis adversários estão o atual prefeito, Pedoca Jatobá (DEM) e o ex-prefeito George Clemente (MDB).
A mulher de Renato Filho, prefeito de Pilar, também está na mesma passada. Cecília Rocha (deve se filiar ao PSC), secretária de Ciência e Tecnologia (Secti) já está em pré-campanha para disputar a prefeitura de Atalaia.
No caso dela, especificamente, a passagem pelo governo faz parte da estratégia eleitoral. Na Pasta, Cecília ganharia visibilidade e musculatura para disputar a prefeitura.
Cecília tem um problema político a resolver. Deve enfrentar o atual prefeito de Atalaia, que é candidato a Reeleição. Chico Vigário é do MDB e também é próximo ao governador Renan Filho, que terá dificuldades para escolher um palanque.
Outro secretário que também deve disputar mandato no próximo ano é Arthur Albuquerque (PTB), do Trabalho e Emprego (Sete).
Arthur é filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) e irmão do deputado federal Nivaldo Albuquerque (PTB) e vai enfrentar uma disputa acirrada no município. Entre os adversários terá pela frente o atual prefeito Marcelo Rodrigues (PP) e o ex-prefeito Marlan Ferreira (PP).
Tem mais
Pelo menos mais três secretários do governo de Renan Filho são citados como possíveis candidatos a prefeito em 2020.
Luciano Barbosa (MDB) em Arapiraca, Maurício Quintella (PL) em Maceió e Mellina Freitas (MDB) em Piranhas.
Pela ordem as chances são muito pequenas no caso do secretário de Educação, pequenas no caso do secretário de Infraestrutura e medianas no caso da Secretária de Cultura.
Já no segundo escalão, até o momento, apenas dois nomes foram “escalados” para a disputa. Luiz Pedro, que é presidente do Inmeq, já se filiou ao MDB e é pré-candidato em Mata Grande. Vai disputar a prefeitura pela segunda vez e desta com chances bem maiores.
Ainda no campo da especulação (embora já tenha manifestado publicamente este desejo) está o filho do procurador Geral de Justiça. Carlos Neto é o presidente da Adeal e tem pretensões de disputar a prefeitura de Quebrangulo. Ele já teria até dito a alguns amigos que talvez jogue o projeto para mais adiante.
Secretários que podem deixar governo para disputar prefeituras, com base nas informações do momento:
Arthur Albuquerque (Sete) – Limoeiro de Anadia
Ceília Rocha (Secti) – Atalaia
Fernando Pereira (Semarh) – São Miguel dos Campos
Mellina Freitas (Secult) – Piranhas
Maurício Quintella (Seinfra) – Maceió
Luciano Barbosa (Educação) – Arapiraca
Luiz Pedro (Inmeq) – Mata Grande
Carlos Neto (Adeal) – Quebrangulo