Política
Jornalistas brasileiros se mobilizam no Dia de Luta contra a MP 905/2019
Diversas atividades estão programadas nas ruas, casas legislativas e locais de trabalho em todo o país
Jornalistas de todo o país estarão mobilizados nesta quarta-feira, 4 de dezembro, pela derrubada da Medida Provisória 905/2019, que altera diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e extingue a exigência de registro profissional para o exercício do Jornalismo.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) organiza a mobilização junto aos Sindicatos de Jornalistas Profissionais, desde a entrada em vigor da MP 905/2019. Uma Assembleia Nacional dos Jornalistas ocorreu em diversas cidades no dia 21 de novembro e encaminhou esse dia de luta em defesa da profissão.
“Após o fim da exigência do diploma, o registro é a única regulamentação do jornalismo profissional no país. É papel de todos os trabalhadores da categoria lutar para que a produção de notícias seja feita com responsabilidade, ética e o conhecimento que os jornalistas adquirem na formação profissional”, explica Maria José Braga, presidenta da FENAJ.
Diversas atividades estão programadas nas ruas, casas legislativas e locais de trabalho em todo o país. Para demonstrar apoio à luta dos jornalistas pela derrubada da MP 905/2019, a Federação orienta os profissionais a se engajarem numa campanha virtual e presencialmente.
Além das assembleias, do dia de mobilização e da campanha virtual, a FENAJ e os sindicatos filiados atuam no Congresso Federal para articular politicamente a derrubada da MP do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalismo profissional.
Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos Jornalistas! Imprima o cartaz, tire uma foto ou selfie em seu local de trabalho e publique nas suas redes sociais com as hashtags: #DiaNacionalDeLutaContraMP905 #JornalistasContraMP905 #TodosContraMP905