Política
Cunha destina R$20 milhões para Educação de AL
43 creches serão beneficiadas, além de aquisição de ônibus e bicicletas escolares
Junto ao governo federal, o senador Rodrigo Cunha, garantiu a liberação de recursos para a educação alagoana. Ao todo 43 creches contarão com fundos para obras. Os recursos são fruto de verbas extraordinárias do orçamento da União para 2019, e já foram destinados para a continuidade dessas construções.
Além das creches, foi garantida também a destinação de dinheiro para a aquisição de ônibus escolares. Também serão enviados para Alagoas recursos para a aquisição de 3.300 bicicletas escolares. E verba para equipar as salas de aula com tablets e instrumentos musicais. No total, R$ 20 milhões serão investidos na educação em Alagoas.
“A educação é a prioridade número um para um estado como o nosso, onde temos índices de analfabetismo que destoam dos encontrados no resto do país. É a partir da sala de aula que teremos condições de romper o ciclo de pobreza. A educação começa nos primeiros anos de vida, quando a criança vai aprender a tomar gosto pelo aprendizado, e dar a sua mãe, principalmente, a chance de sair de casa para trabalhar”, pontua Rodrigo Cunha.
No primeiro semestre de 2019, ele e sua equipe percorreram 60 cidades de Alagoas que constavam dos dados disponíveis como tendo creches que deveriam ter sido entregues, mas ainda seguem inacabadas ou paralisadas. Durante o diagnóstico feito in loco, foram encontradas 96 creches nessa situação.
Com esses dados em mãos, Rodrigo partiu para uma peregrinação na Presidência da República e no MEC e órgãos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para destravar os recursos. A verba dos ministérios e da Presidência se somará ainda às de suas emendas parlamentares, que serão em boa parte destinadas para a educação profissionalizante, cultura e agricultura familiar, além da melhoria da saúde.
Ao pleitear e garantir recursos para a conclusão das obras junto ao governo Federal, Rodrigo Cunha cumpre seu papel de parlamentar, bem representando o povo de Alagoas. O MEC, por sua vez, sinalizou que concorda que a educação na primeira infância em Alagoas merece um olhar mais cuidadoso, e por isso garantiu os recursos.
Os municípios também têm um papel fundamental nesse círculo, trabalhando para que a obra seja célere, acompanhando de perto a gestão dos recursos que chegarão, saneando possíveis diligências e alimentando o Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (SIMEC), deixando sempre as informações sobre o andamento das obras atualizadas.