Política
Em resposta aos ‘conservadores’ JHC e Gaspar, esquerda fará grande aliança em Maceió
PDT de Ronaldo Lessa começa a definir formação de chapa majoritária o PT e outros partidos de esquerda em Maceió
Após a confirmação da aliança entre Renan Filho (MDB) e Rui Palmeira (sem partido) em torno da pré-candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça (sem partido), os partidos de esquerda e centro-esquerda apontam para a formação de uma coalização em torno de um candidato em Maceió. A movimentação, inciada nesta quinta-feira a noite pode promover um novo rearranjo das principais forças políticas de Alagoas.
O presidente do PDT e ex-governador Ronaldo Lessa surge como nome capaz de aglutinar as chamadas ‘forças democráticas’ nas eleições deste ano. A possibilidade de uma aliança foi discutida, literalmente, na mesa de reunião na noite desta quinta-feira (5) num encontro que reuniu, além de Lessa, o deputado federal Paulão (PT-AL), dois pré-candidatos a prefeito do PT (Ricardo Barbosa e Luciana Caetano) e várias lideranças petistas.
As conversas de Lessa com outros partidos avançou depois que ele encerrou as ‘negociações’ com Rui Palmeira, na sexta-feira passada (28). O atual prefeito confirmou que fará vai apoiar o mesmo candidato do Palácio dos Palmares.
“Essa reunião hoje foi uma provocação mutua entre o Ronaldo Lessa e a gente e a gente o Ronaldo, no sentido de a gente debater a possibilidade de uma alternativa da esquerda, da centro-esquerda, que venha se contrapor ao projeto das candidaturas que hoje despontam como sendo as candidaturas favoritas nesse cenário, que são as candidaturas do Alfredo e do JHC, ambas as candidaturas com perfil conservador e de direita. É justamente o que o PT combate e vai combater no processo eleitoral aqui em Maceió e no país inteiro. Vamos ver no que vai dar.”, aponta Ricardo Barbosa.
O presidente estadual do PT antecipa que as conversas terão continuidade. “Vai sair daqui dessa reunião uma próxima reunião. A gente já encaminhou essa próxima reunião do dia 20 de março, obviamente mais ampla, com mais partidos. A gente vai convocar. Vai ser uma reunião pública e até 20 de março vão rolar várias outras reuniões, bate-papos, cafés e outros fóruns, no sentido de a gente fomentar o debate sobre a possibilidade de uma candidatura no campo da esquerda, forte, musculosa, que tenha condições de fazer um bom debate no processo eleitoral de Maceió em 2020”.
Nas redes
A reunião entre PDT e PT foi registrada nas redes sociais do PT de Alagoas.
“PT e PDT realizaram reunião nesta quinta, 5, para dialogar sobre cenário político de Maceió.
Participaram da reunião o ex-governador Ronaldo Lessa, pré-candidato a Prefeito de Maceió pelo PDT, deputado federal Paulão (PT), Ricardo Barbosa e Luciana Caetano, ambos pré-candidatos pelo PT, Lenilda Lima, Élida Miranda, Thomaz Beltrão e Marcelo Nascimento, presidente do PT em Maceió.”, diz a nota na conta do Facebook do PT.
Tem mais
Como anunciado aqui, na semana passada, Lessa deve ter mesmo ‘surpresas’ e apoios inesperados. Pode anotar. A minha fonte garante que Ronaldo vai conseguir se viabilizar como candidato, com chaces reais de vitória. É conferir.