Política
Davi Maia cobra contratação de profissionais para enfrentar covid-19
Conselho de Enfermagem destaca a importância da profissão para a saúde pública
Durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa (ALE), nesta quarta-feira (01), o deputado estadual Davi Maia (DEM/AL) leu uma carta que recebeu do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), reivindicando algumas demandas sobre o enfretamento do coronavírus (covid-19) no estado. Na carta lida pelo deputado, o Conselho de Enfermagem destaca a importância da profissão para a saúde pública e denuncia que o Governo paga um salário de R$1.300 para técnicos de enfermagem e R$3.600 para enfermeiros, por um trabalho temporário e sem nenhuma estabilidade.
“Estaremos indo pra linha de frente, porque temos responsabilidade e compromisso social. Diferentemente de tantas outras profissões, nós estamos nos mantendo firmes e empenhados em salvar vidas. Nosso compromisso social com o povo alagoano não nos fará abandonar o barco, mas em tempos de dificuldades pela pandemia, onde a enfermagem é fundamental para atravessarmos a imensa crise que vivemos, nos sentimos desvalorizados diante de atitudes como essas” afirma um trecho da carta.
O parlamentar lamentou os vencimentos propostos no Edital de Chamamento Público Emergencial nº 01/2020 da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, para contratação emergencial destes profissionais para o enfrentamento da Covid-19. “A categoria me entregou uma carta de repúdio a este edital e denunciou que o Governo de Alagoas não está pagando o adicional de insalubridade aos enfermeiros que estão sendo contratados”, disse.