Política

PDT e PT lançam candidatura coletiva em São José da Tapera

Nesse tipo de mandato, um grupo de cidadãos é eleito pelo povo e divide os deveres do cargo

Por Gazeta Web 11/05/2020 12h12
PDT e PT lançam candidatura coletiva em São José da Tapera
Reprodução

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram, na última sexta-feira (8) mais um mandado coletivo do estado de Alagoas, na cidade de São José da Tapera. 

Nesse tipo de mandato, um grupo de cidadãos é eleito pelo povo e divide os deveres do cargo.

A iniciativa surgiu no Brasil em 2018, quando Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 31 candidaturas num exercício coletivo de mandatos. No nordeste, um dos exemplos está no estado de Pernambuco, onde cinco pessoas se elegeram como deputados estaduais, com 39.175 votos. 

O presidente do PDT-AL, Ronaldo Lessa informou que, nesta semana, a Executiva do partido deve se reunir virtualmente para homologar a decisão e sugerir a adoção em outros municípios. Para ele, o novo modelo de política pode colocar a população mais próxima das esperas políticas "Em tempos de crise, temos que buscar alternativas para a sociedade distintas daquilo que é sempre feito no tocante à representação popular", disse.

Segundo a presidente do diretório municipal do PDT, professora Rosa Oliveira, a modalidade deve representar mais de 50% da Câmara Municipal. "São pessoas que se reuniram informalmente em torno de uma única candidatura e tem se apresentado aos taperenses como uma espécie de comitê que cuidará de um mesmo mandato - uma alternativa de atuação política pensada para dar voz a quem não se vê representado pelo sistema atual", explicou.