Política
Saída do PSB da federação com PT deve afetar alianças políticas em Alagoas
Prefeito de Maceió pode ficar livre para declarar seu apoio a qualquer candidato ao Governo do Estado
Na quarta-feira (9), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, anunciou que o partido não integrará a federação partidária em negociação com PT, PCdoB e PV, o que afeta diretamente as eleições deste ano em Alagoas.
A decisão foi anunciada ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffman, após a quarta reunião entre os quatro partidos, na qual não houve acordo em relação às exigências do PSB para integrar a federação. Com isso, está aberta a possibilidade do senador Rodrigo Cunha (PSDB) contar com o apoio integral do prefeito de Maceió, JHC (PSB) na sua campanha para o governo de Alagoas.
A decisão também pode liberar outras alianças em Alagoas e colocar o PT contra o PSB, mesmo que os partidos continuem aliados nacionalmente.
O PSB deverá receber a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB. A intenção é que ele seja o candidato a vice na chapa para a Presidência da República encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião.