Política
Rodrigo Cunha x JHC: um cenário possível para 2022
Agora pré-candidato oficial do PSDB ao governo de Alagoas, o senador Rodrigo Cunha tem um desafio inesperado nas próximas duas semanas: convencer seu mais importante aliado a não se transformar no seu principal adversário.
Rodrigo Cunha tem enfrentado nos últimos dias a crescente pressão de uma eventual – no momento provável – candidatura do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, ao governo de Alagoas. Logo os dois, que são aliados até que se diga ao contrário, podem se tornar adversários.
JHC é o nome da vez do presidente da Câmara dos Deputados ao governo. Arthur Lira já chegou a declarar apoio a Paulo Dantas e recentemente fez acenos para Rodrigo Cunha e Rui Palmeira. Agora estaria, segundo diferentes versões, “tentando” com João Henrique sob o argumento de que seria o nome mais viável para ganhar o governo contra o grupo de Renan Filho.
Bem nas pesquisas, com forte popularidade em Maceió, JHC correrá o risco, no entanto, de sair numa candidatura com bola dividida. Além de Rodrigo Cunha, enfrentaria Rui Palmeira. O que os três têm em comum? Maior intenção de votos no mesmo eleitorado, o da grade Maceió. Além disso, corre o risco de enfrentar um governador tampão “de caneta na mão”, disputa a reeleição com apoio do ex-presidente Lula.
Para complicar mais o cenário, Rodrigo Cunha já avisou que será candidato “de todo jeito”. Em outras palavras, o senador, o único entre os pré-candidatos ao governo de Alagoas no momento que “não tem nada a perder”, vai se manter na disputa, o que pode complicar a campanha não só de Rui Palmeira, mas também uma eventual campanha de JHC.
É esperar e conferir. Agora só faltam 15 dias para o prazo final. E você, o que acha, JHC se desincompatibiliza ou não do cargo para disputar o governo?