Política
Arthur Lira erra ao criticar ações de Renan Filho na Saúde
Para o jornalista Ricardo Mota, os hospitais da rede pública estadual são uma conquista da sociedade alagoana
O deputado federal Arthur Lira (PP) e o governador de Alagoas Renan Filho (MDB) vêm trocando farpas durante os últimos dias. Na quinta-feira (17), Lira chegou a afirmar que as unidades de saúde construídas pelo governo de Renan Filho são "elefantes brancos".
Para o jornalista e colunista Ricardo Mota, o deputado "abriu o saco de bobagens ao criticar ações de Renan Filho na Saúde". Segundo Ricardo, os hospitais da rede pública estadual são uma conquista da sociedade alagoana do qual o governador de Alagoas deve se orgulhar.
Leia mais: Renan rebate críticas de Arthur Lira: "torce contra o avanço de Alagoas"
Hoje no estado, os hospitais públicos oferecem mais leitos do que toda a rede privada. Qualquer governador que venha a assumir o poder em Alagoas terá por obrigação e necessidade manter funcionando com qualidade as unidades construídas pelo atual governo.
Renan Filho começou o projeto de ampliação da rede pública hospitalar ainda no começo do primeiro mandato. O governo buscava uma política que pudesse aumentar a expectativa de vida dos alagoanos. O melhor caminho pareceu, exatamente, a construção de novos hospitais públicos.
A pandemia não era algo esperado quando os projetos começaram, mas a construção de novos hospitais serviu para Alagoas enfrentar melhor à Covid-19.
Ricardo Mota ainda comenta que são muitas as críticas possíveis ao governo de Renan Filho, mas não soa como algo racional, ou politicamente honesto, atacar o governo pelo que foi feito na área de saúde.