Política

Sobre Braskem, vereadora questiona: “será ela a responsável por essas terras agora?”

Até o momento, ninguém foi responsabilizado pelo maior crime ambiental em área urbana no mundo

Por Redação 22/03/2022 10h10 - Atualizado em 22/03/2022 12h12
Sobre Braskem, vereadora questiona: “será ela a responsável por essas terras agora?”
Vereadora Teca Nelma - Foto: Reprodução

A vereadora por Maceió, Teca Nelma (PSDB) usou as redes sociais para relembrar o maior crime ambiental em área urbana do mundo promovido pela mineradora Braskem, que já completou quatro anos.

Desde os primeiros tremores cerca de 55 mil famílias foram removidas emergencialmente de suas casas. O deslocamento urbano forçado afeta todo o mercado imobiliário local e a vida da população alagoana. As pessoas tiveram que desocupar os imóveis rachados e com risco de afundar, nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e boa parte do Farol.

Ao relembrar o caso, a vereadora questionou: “Será que a Braskem agora é dona desses bairros? Mesmo com a promessa de estabilização do solo e revitalização da área, fica o questionamento: será ela a responsável por essas terras agora?”, escreveu.

Até o momento, ninguém foi responsabilizado, Teca diz que a “empresa paralisou a exploração nas áreas de risco, mas segue explorando em outras áreas de Alagoas. Assinou acordos de realocação de moradores, compensação financeira e reparação ambiental, sócio urbanístico e estabilização do solo. Mas em 4 anos, muitos seguem sem respostas”.