Política
Klever Loureiro toma posse como governador interino de Alagoas
Presidente do TJ AL assume o comando do Executivo Estadual pelo prazo de 30 dias
O desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) foi empossado governador interino de Alagoas, na tarde deste sábado (2), no Salão de Despacho do Palácio Marechal Floriano Peixoto.
Na cerimônia, o vice-presidente do TJ/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, foi o primeiro a discursar ao assumir a presidência do órgão. Em seguida, Klever Loureiro leu e assinou o termo de posse do governador interino, que foi também assinado por Renan Filho e pelo deputado Marcelo Victor.
A posse acontece após Renan Filho (MDB) anunciar sua saída para disputar uma vaga no Senado Federal, nas eleições de 2022. E só foi possível porque o estado não tem um vice-governador, desde a saída de Luciano Barbosa, Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AL) assumiria o cargo. Mas, o deputado vai disputar a reeleição.
Loureiro fica no cargo de maneira interina até 30 dias, que consiste no período no qual uma eleição suplementar deverá ser realizada na Assembléia Legislativa para escolher quem assumirá o Executivo do Estado até 1 de janeiro de 2023, quando assumirá o novo governador eleito.
Despedida
Nas redes sociais, o agora ex-governador Renan Filho escreveu há poucos minutos sobre a sua saída do governo de Alagoas.
“Hoje, oficialmente, sai do cargo de Governador de Alagoas, que ocupei nesses últimos 7 anos e 3 meses. Eu deixo esse mandato com dois sentimentos. Primeiro, com a gratidão aos alagoanos pelo carinho e mensagens de incentivo. E, em segundo lugar, com a sensação de dever cumprido”, escreveu.