Política
Paulo Dantas oficializa candidatura a “governador tampão”
Dantas oficializa amanhã (18) a candidatura no pleito indireto a ser realizado pela ALE
O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) oficializa nesta terça-feira (19), a sua candidatura a “governador tampão”, nas eleições indiretas que serão realizadas pela Assembleia Legislativa no dia 2 de maio. O registro será entregue no Protocolo na ALE.
As eleições indiretas para governador e vice-governador foram convocadas por meio do Edital publicado pelo Legislativo. Os cargos ficaram vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no último dia 2, e de seu vice, Luciano Barbosa, ao tomar posse como prefeito de Arapiraca, em 2021. Renan Filho se desincompatibilizou para poder ser candidato ao Senado nas eleições de outubro.
A eleição irá ocorrer por voto nominal e aberto, e em escrutínios distintos: o primeiro, para o cargo de governador, e o outro para vice-governador, exigida maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados.
Conheça Paulo Dantas
Paulo Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió e é filho de Silvana Amaral e de Luiz Dantas, que foi secretário de Estado, deputado federal e presidente do Poder Legislativo de Alagoas. É casado há 25 anos com a atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem tem duas filhas, Paula e Luiza.
Formado em Administração, é produtor rural e foi prefeito de Batalha por oito anos, entre 2005 e 2012. Sua gestão foi marcada pelo saneamento total da cidade, a municipalização do Hospital Estadual, a criação de uma política de atenção básica à saúde e avanços significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado para medir e acompanhar a qualidade de ensino do Brasil.
Paulo Dantas está em seu primeiro mandato de deputado estadual, tendo sido eleito em 2018 com 38.397. Na Assembleia, é líder do Bloco da Maioria e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi o relator do Programa Criança Alagoana (CRIA), que concede 150 reais mensais a mais de 130 mil mães com filhos de 0 a 6 anos e dos projetos de Reestruturação de quase 30 carreiras do serviço público, além de ter viabilizado a aprovação do projeto de lei do Bolsa Escola 10, que dá incentivos de até 2600 reais para estudantes do ensino médio.