Política
Aumento de 20% na conta de luz penaliza mais pobres, diz deputado
Segundo o parlamentar, “penalizar a população mais pobre é a grande meta do ‘desgoverno’ Bolsonaro”.
“Como se não bastasse os preços absurdos dos combustíveis e do gás de cozinha a população vai ser penalizada com aumento de 20% da energia”, desabafou o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), durante discurso na Assembleia Legislativa de Alagoas nesta quarta-feira (27/04).
Segundo o parlamentar, “penalizar a população mais pobre é a grande meta do ‘desgoverno’ Bolsonaro”.
Na sessão extraordinária, Medeiros usou a palavra para criticar o reajuste na conta de luz em Alagoas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a empresa Equatorial Energia a praticar um aumento de 19,86%, que já vale a partir da próxima cobrança.
“Isso tira a competitividade da indústria e do comércio, amentando os custos de produção”, afirmou o deputado, lembrando que nos últimos dois anos o reajuste em Alagoas foi de 40%.
O exemplo da Equatorial Energia, que assumiu em 2019 as atividades da antiga Companha Energética de Alagoas (Ceal), segundo Medeiros é a prova de que a venda de estatais provoca reajustes incalculáveis e prejuízos à população.
“Além do aumento da gasolina, temos o aumento da energia. As pessoas trocarão carros por charrete, lâmpadas por candeeiro e irão abandonar o botijão de gás para cozinhar em forno a lenha”, disparou Medeiros ao criticar o governo federal”.
Medeiros lembrou ainda da condição de fome do povo diante desses aumentos, e falou em “valorização do osso”, o que sobraria de possível para os mais pobres comprarem, diante de tantos aumentos. “É o Governo Bolsonaro estragando a nação e impossibilitando o pobre de comer”, disse o deputado.