Política

Qual frente elegerá deputado com menos de 20 mil votos em AL: UB ou PT?

Correndo por fora ainda tem o Avante, que também montou uma chapa competitiva. Mas essa é outra história

Por Blog do Edivaldo Júnior 27/05/2022 16h04
Qual frente elegerá deputado com menos de 20 mil votos em AL: UB ou PT?
Correndo por fora ainda tem o Avante, que também montou uma chapa competitiva. Mas essa é outra história. - Foto: Abdias Pinheiro/ Secom/ TSE

Anote aí para depois cobrar. No momento duas frentes trabalham com a perspectiva de eleger deputados estaduais em Alagoas com menos de 20 mil votos. Isso numa eleição que promete ser uma das mais acirradas da história.

Na maioria das legendas, a matemática é outra. Os pré-candidatos a deputado estadual trabalham para ter. no mínimo, 30 mil votos. É isso ou não dá sequer para “começar a contar”.

No União Brasil e na Federação PT/PV/PCdoB, a calculadora é outra. Uma arranjo na montagem de chapas deve permitir a eleição de candidatos com votação abaixo dos 20 mil.

De um lado está o deputado estadual Silvio Camelo (PV), líder do governo que já mostrou que sabe montar chapas. Ele mesmo conseguiu se eleger, em 2018, com menos de 20 mil Votos. Agora, ajudou a montar um grupo na federação que vai permitir a eleição de três estaduais. Um deles deve se eleger com menos de 15 mil votos.

Do outro lado, no União Brasil, está o deputado estadual Davi Maia. Líder da oposição, ele montou um grupo para fazer quatro estaduais. E avisa que dois terão chances de se eleger com menos de 20 mil votos. “Na nossa projeção quem tiver mais de 18 mil votos será eleito”, adianta.

Correndo por fora ainda tem o Avante, que também montou uma chapa competitiva. Mas essa é outra história.