Política
Avante inova em AL e lança primeiro ‘coletivo’ da educação para federal do Brasil
O lançamento é uma “reinvenção” para brigar pela última vaga na câmara federal ‘disponível’ em Alagoas
Pela primeira vez Alagoas terá um ‘coletivo’ na disputa de uma vaga de deputado federal. A iniciativa pioneira no Estado é do Avante e reúne quatro professores – todos muito conhecidos em sua área e com alguma experiência política.
A primeira candidatura coletiva pela educação em Alagoas também é inédita no Brasil, segundo dirigentes do partido. O coletivo reúne os professores Kedimo Paixão, Deividy Carlos, Ayrton Farias e Gustavo Pessoa. São professores de cursinhos, do Ifal, da rede pública e privada.
A proposta do coletivo é fazer um debate que tem como eixo central a educação. Todos já foram, segundo a direção do Avante em Alagoas, testados nas urnas com votações relevantes.
Um exemplo é de Gustavo Pessoa. Foi candidato a prefeito de Maceió em 2016, ficando em quarto lugar na disputa – atrás apenas de Rui Palmeira, Cícero Almeida de JHC.
O lançamento da candidatura coletiva do Avante mais do que uma inovação é uma “reinvenção” para brigar pela última vaga na câmara federal ‘disponível’ em Alagoas – num movimento que tem aparentemente um toque do “mago” das coligações.
Vagas
São 9 vagas de federal em disputa em Alagoas. Na matemática do momento, o PP faria 3, MDB e União Brasil, 2 cada um. Uma vaga é dada como certa para Republicanos ou PSD. E a última vaga seria disputada, nas “sobras”, por todos os partidos, incluindo o Avante que está montando uma chapa para ter de 130 mil a 140 mil votos. A conferir.