Política

Barroso cancela depoimento de Paulo Guedes em inquérito contra Renan Calheiros

Ministro da Economia sustentou que não tem nenhuma relação com o objeto da investigação

Por Redação com É Assim 01/06/2022 08h08
Barroso cancela depoimento de Paulo Guedes em inquérito contra Renan Calheiros
Senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB/AL) - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ministro Luís Roberto Barroso, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, para cancelar um depoimento à Polícia Federal, na qualidade de declarante (não investigado), no Inquérito (INQ) 4492, em que são investigadas condutas delituosas supostamente praticadas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) no âmbito do Postalis, instituto de previdência dos Correios.

O depoimento estava agendado para hoje (1º). Renan é acusado de ligação com um esquema de compra de papéis de empresas de fachada que seriam administradas por Milton Lyra, apontado como operador político de senadores do PMDB e, segundo a PGR, “muito ligado ao senador Renan Calheiros”.

Na petição em que pediu a dispensa, Guedes sustentou que não tem nenhuma relação com o objeto da investigação e que não foi mencionado em nenhuma página dos autos ou indicado como testemunha pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Argumentou, ainda, que a Polícia Federal não prestou nenhum esclarecimento a seus representantes nem forneceu cópias de peças que justificassem a intimação.

Ao se manifestar sobre o pedido, o Ministério Público Federal (MPF) se posicionou de forma favorável ao cancelamento, sem prejuízo de nova designação, caso a autoridade policial demonstre a necessidade de inquirição de Guedes como testemunha no inquérito.