Política
Audiência na ALE vai debater cortes de verbas na educação pública
Discussão ocorrerá na manhã desta sexta-feira (03), às 09h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL)
Diante do anúncio do Governo Federal de corte de mais de R$ 3 bilhões de recursos da educação, ciência e tecnologia, impactando diretamente instituições de ensino superior e de pesquisa, uma Audiência Pública será realizada nesta sexta-feira,3, para tratar dos impactos da PEC 32 nas instituições públicas de ensino superior, na ciência e na tecnologia.
Como noticiado pelo Jornal de Alagoas, somente a UFAL perderá mais de R$ 14 mi em seu orçamento, impactando diretamente no pagamento de bolsas estudantis, dos técnicos da universidade e o próprio funcionamento da instituição
De acordo com o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, o contingenciamento orçamentário representa o fim de qualquer capacidade de planejamento da educação superior e da educação tecnológica do país.
A audiência foi proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT) e ocorrerá na manhã desta sexta-feira (03), às 09h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL). A PEC modifica as regras de gestão das carreiras e de contratação de trabalhadores pelo setor público e, atualmente, aguarda votação no plenário.
Segundo o parlamentar, é importante trazer a temática pública, trazendo o amplo debate à sociedade. "A audiência vai discutir os riscos da reforma administrativa para a educação, como a maior precarização dos contratos de trabalho e, por consequência, a precarização do ensino público", afirma Medeiros.
Estarão presentes representantes da UFAL/IFAL/UNCISAL/UNEAL/SBPC/ ADUFAL, entre outras instituições.
*Com informações da Assessoria do deputado Ronaldo Medeiros