Política

Cabo Bebeto denuncia mau uso de máquinas do Fortalece Alagoas; governo diz seguir cronograma

Deputado fez críticas à gestão em uma rede social e informou ter protocolado ofício sobre o caso a órgãos competentes

Por Lucas Araújo 06/07/2022 09h09 - Atualizado em 06/07/2022 13h01
Cabo Bebeto denuncia mau uso de máquinas do Fortalece Alagoas; governo diz seguir cronograma
Cabo Bebeto (PL) é deputado estadual por Alagoas - Foto: Reprodução

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) utilizou o seu perfil em uma rede social, nesta terça-feira (5), para denunciar o que ele chamou de  "descaso do Governo do Estado com o dinheiro público e com a população". Ele faz referência ao programa "Fortalece Alagoas", do governo do estado e denunciou equipamentos do programa que estão parados no pátio do sistema prisional, configurando mau uso ou desperdício do dinheiro público.

Em nota, o governo do estado disse que a entrega dos equipamentos (tratores, caminhões-pipa, caminhões de coleta de lixo, entre outros) está sendo feita com regularidade, de acordo com as demandas e planejamento do Poder Executivo e que boa parte do maquinário se encontra em processo de regularização junto ao Detran, o que impossibilita a entrega imediata. Confira a nota na íntegra no final da reportagem.

Cabo Bebeto disse ter protocolado ofício à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), à Secretaria de Estado da Infraestutura, e ao Gabinete Civil do governo para que prestem esclarecimentos.

Segundo a denúncia de Cabo Bebeto, mais de 80 máquinas estariam paradas, apenas no Sistema Prisional, e deveriam estar em atividade em cidades de Alagoas, "principalmente, diante do caos das enchentes que o nosso estado vive".

"É essa a gestão que temos e que diz fortalecer Alagoas, fazendo mau uso do nosso dinheiro", expôs o deputado em publicação na internet.

Cabo Bebeto é deputado de oposição ao grupo do governo do estado na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL). 

Fortalece Alagoas

Fortalece Alagoas é um programa de aquisição de veículos e equipamentos como ônibus escolares, motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores, ambulâncias, caminhões-pipa e compactadores para cidades alagoanas que aderirem ao programa. A ação é executada com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).

Nota 

O Governo de Alagoas informa que as entregas estão sendo feitas com regularidade, de acordo com demandas recebidas e planejamento do Poder Executivo. Dos equipamentos que estão guardados no pátio do Sistema Prisional, boa parte se encontra em processo de regularização junto ao Detran, o que impossibilita a entrega imediata.

Além disso, vinte caminhões-pipa, já regularizados, foram disponibilizados ainda no domingo (2) à CASAL, que vem utilizando os equipamentos para levar água às cidades que tiveram o sistema de abastecimento prejudicados.