Política

Definido: Rafael Brito lança pré-candidatura na próxima semana

Também conhecido com “tio Rafa”, Brito vai disputar vagas numa chapa que deve ter nomes, além dos atuais deputados federais Isnaldo Bulhões e Severino Pessoa, o ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella e o vereador de Maceió Fernando Hollanda

Por Blog do Edivaldo Júnior 17/07/2022 10h10
Definido: Rafael Brito lança pré-candidatura na próxima semana
Rafael Brito, ex-secretário de Educação de Alagoas - Foto: Jonathan Lins/Arquivo/Agência Alagoas

Ex-secretário com passagem por importantes pastas no governo de Alagoas, Rafael Brito tornou-se mais conhecido do público nos últimos meses.

Foi a partir da atuação na Educação, que passou a ser chamado na comunidade escolar de “tio Rafa”.

Do time mais próximo ao ex-governador Renan Filho, com bom relacionamento no setor produtivo, Rafael Brito seria o vice-governador de Paulo Dantas (MDB) não fosse o risco da judicialização. Seu nome foi definido, ele foi convidado e chegou a registrar sua candidatura a vice na eleição indireta que seria realizada pela Assembleia Legislativa em 2 maio. Após a judicialização, que atrasou a eleição de Paulo Dantas em duas semanas, o nome de Rafael Brito foi substituído pelo do médio Zé Wanderley (MDB).

Diante do novo cenário, Rafael Brito começou a ouvir amigos e a rodar Alagoas conversando com o pessoal da educação e de outros setores. A decisão foi tomada e confirmada. Ele lança no próximo sábado, 23 de julho, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, sua pré-candidatura a deputado federal.

A campanha de Rafael Brito, a julgar pelo material que começou a ser divulgado nas redes sociais, vai incorporar o “tio Rafa”, oficialmente.

Mas ele não ficará apenas no discurso da educação, que será a base da campanha. As passagens por outros órgãos, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai dar para o pré-candidato discurso e propostas em outras áreas, especialmente turismo e geração de empregos.

Disputa


Filiado ao MDB, Brito vai disputar vagas numa chapa que deve ter nomes, além dos atuais deputados federais Isnaldo Bulhões e Severino Pessoa, o ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella e o vereador de Maceió Fernando Hollanda.

A perspectiva, no cenário de hoje, é que a chapa eleja até dois federais. Para Rafael, que disputa um mandato pela primeira vez, será uma prova de fogo. E no caso dele não há previsão. Diferente de outros candidatos, Brito tem focado sua campanha principalmente no voto de opinião. É aí que o “tio Rafa” pode ajudar. A conferir.