Política
Nicole Calheiros aposta em saúde preventiva para se eleger pelo PSB de JHC em Alagoas
Ela tem a candidatura baseada em pilares como a conscientização do TDAH e a saúde preventiva
Eduarda Nicole Sá Calheiros, mais conhecida como “Nicole Calheiros”, 36, concorrerá a uma vaga para deputada federal pelo PSB nas eleições de 2022. Com a candidatura baseada em pilares como: saúde preventiva e a conscientização do TDAH. Ela conversou com o Jornal de Alagoas.
Nicole é neta do almirante Álvaro Calheiros, que nomeia uma das principais avenidas de Maceió e conta que seu pai Eduardo Calheiros, empresário pioneiro no ramo de discotecas e boates em terras alagoanas, tem parentesco com o senador, atualmente licenciado, Renan Calheiros (MDB-AL). “Quando eu era criança ainda tinha algum contato com Renan Filho, mas hoje a relação é apenas de educação quando nos encontramos. Eu sou prima de terceiro, quarto grau”, explica.
Para as eleições deste ano, ela escolheu o PSB, de João Henrique Caldas, prefeito da capital e um dos adversários políticos dos Calheiros. Mas Nicole não entra nesse mérito e quer ser candidata para implantar e melhorar a saúde da população, com projetos que unam atividades físicas e qualidade de vida para a saúde.
Frequentadora das academias desde os 15 anos e, hoje com 36, ela sabe que a parte estética é somente um dos benefícios de quem pratica exercícios. “O importante mesmo é prevenir doenças e ter mais qualidade de vida no futuro”. Ela explica que, por ser portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entende esse como um dos motivos que a fizeram entrar na vida pública, para “ajudar quem mais precisa, principalmente portadores que sofrem com a doença e não tem acesso a meios de tratamento”, conta.
Como morou boa parte da vida na Europa, onde vivenciou experiências diferenciadas no tratamento do TDAH, ela acredita que sua visão, possa auxiliar os pacientes em novos tratamentos, mas não deu detalhes de como o fará, caso seja eleita deputada.
Sobre a campanha, Nicole conta que se reuniu com todas as candidatas mulheres do PSB do país em Brasília, em um congresso do partido e “está seguindo todas as definições para que possamos dar início na campanha da melhor forma possível.
Estratégias
“Após a Convenção do PSB-AL, irei me reunir com minha equipe de marketing para traçar as melhores diretrizes para a campanha. Atualmente, temos algumas boas ideias, mas teremos que, primeiro, esperar a Convenção do partido para, então, dar início às ações. E sim, nós estamos com Rodrigo Cunha para o governo e Davi Davino para o senado”, explicou.
Ela ressalta que seus muitos anos morando na Europa, fizeram a acreditar, que o Brasil é uma das principais peças no xadrez da política mundial. “Temos muito potencial, mas mal usado. Creio que minha juventude aliada à visão de mundo com experiências em países desenvolvidos, possa sim, ser uma grande aliada ao país e ao estado alagoano”.
Mulher na política
Com o slogan: “Lugar de Mulher é onde ela Quiser”, Nicole explica que a representatividade de mulheres no poder no Brasil ainda é muito baixa. E que deseja “do fundo do coração” que o cenário mude, porém, segundo ela, só mudará com mais e mais mulheres se candidatando à cargos públicos.
“Não é de hoje que a luta por mais igualdade de gênero na nossa política acontece. É fruto de muita de luta de grandes mulheres, que tornaram das suas vidas uma plataforma da voz de todas as que sempre se sentiram caladas pelo poder”, desabafa.
Em publicação na sua rede social ela escreveu: “Mesmo sendo 51% do eleitorado brasileiro, as mulheres não conseguem ocupar cargos de poder. Isso acontece por uma mistura de fatores, principalmente históricos, onde os homens sempre detiveram a decisão final, tanto na política, como fora dela".
Nicole finaliza afirmando que agora é com o povo e que cabem a todos virarem o jogo, "pois é preciso de mais mulheres com vozes firmes para termos o futuro que precisamos para Alagoas, ocupando ainda mais lugares".