Política

Vice de JHC vira vice de Paulo Dantas: veja o que muda na política de AL

Por Blog do Edivaldo Júnior 01/08/2022 16h04 - Atualizado em 01/08/2022 22h10
Vice de JHC vira vice de Paulo Dantas: veja o que muda na política de AL
Nome de Ronaldo Lessa foi oficializado como pré-candidato a vice-governador. - Foto: Reprodução/Instagram

MDB e PDT formalizaram, nesta segunda-feira (01/08) pela manhã (veja a seguir) coligação para as eleições deste ano. O ex-governado Ronaldo Lessa (PDT) será o candidato a vice-governador na chapa do governador Paulo Dantas (MDB), que disputa a reeleição.

É uma mudança que terá desdobramentos na eleição de outubro. E certamente terá desdobramentos depois do pleito.

Lessa é vice-prefeito de Maceió. Foi eleito em 2020 ao lado de João Henrique Caldas (PSB). Se ganhar para vice-governador, terá que renunciar, deixando JHC sem vice. Neste caso, o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Neto (MDB) ganha um peso maior na gestão. Será, por força de lei, o próximo na linha de sucessão.

Se não ganhar, Lessa mantém o cargo de vice-prefeito, mas provavelmente sem espaço na gestão e distante do prefeito.

Ou seja, JHC dificilmente vai fazer viagens internacionais ou tirar férias até a campanha da reeleição, em 2024.

No jogo eleitoral, o PDT tira tempo de TV do bloco de Rodrigo Cunha (para onde o partido iria inicialmente) e leva para o grupo de Paulo Dantas mais do que isso.

Bem situado nas pesquisas para o Senado, Lessa ainda é um nome de peso na capital. Ajudou muito na eleição de JHC e a expectativa é que faça o mesmo com Paulo Dantas.

O ex-governador terá a missão de ajudar o atual governador a melhorar suas intenções de votos na capital, território que até agora é ocupado com maior vantagem pelos outros candidatos ao governo, especialmente por Fernando Collor (PTB) e Rui Palmeira (PSD).

Numa eventual ida para o segundo turno, Lessa terá ainda o papel de aglutinador, função que tem desempenhado muito bem nos últimos anos. Mas essa é outra história.


Paulo Dantas e Ronaldo Lesa se cumprimentam ao anunciar carta-compromisso. Foto: reprodução Instagram

Compromisso

MDB e PDT oficializaram nesta segunda-feira, por meio da Carta-Compromisso, que Ronaldo Lessa (PDT) será candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Paulo Dantas (MDB).

O senador e presidente do MDB em Alagoas, Renan Calheiros, leu a carta-compromisso.“Estamos selando uma aliança política que é muito importante para ganhar a eleição e muito mais importante para que nós possamos continuar o que fizemos nos últimos anos no estado”, disse.

Ronaldo Lessa disse que estava “na casa que começou” e que a democracia é o que os une. “Se naquela época a luta era para voltar a democracia, nós estamos vivendo isso de certa forma diferente pelo modernismo que está tentando ameaçar a democracia”.

“A obrigação e o compromisso com Alagoas falou mais alto”, disse Lessa ao falar sobre a possibilidade de deixar de ser vice prefeito de Maceió.

O governador Paulo Dantas disse que sempre defendeu a democracia e a liberdade. “Nosso campo é progressista e popular. Quando a gente faz essa aliança, nós temos muitas coisas semelhantes e queremos levar Alagoas adiante para que impacte positivamente”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas também foi acionado para prestar socorros as vítimas. Segundo o órgão, uma mulher não identificada, que estava no banco de trás do táxi, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber atendimento médico.

A segunda vítima, que seria o motorista do táxi, de 66 anos, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Geral do Agreste (HEA), em Arapiraca. Uma terceira vítima, uma mulher não identificada, recebeu os primeiros atendimentos médicos e foi encaminhada para uma unidade hospitalar de Teotônio Vilela.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e confirmou que todos as vítimas estavam estavam no interior do veículo Voyage. Até o momento, o condutor da caminhonete não foi localizado.