Política

Vereador de Boca da Mata tem mandato cassado pelo TRE-AL

Além de Valtinho Acioli, outros três candidatos também foram condenados por compra de voto

Por Redação 02/08/2022 12h12
Vereador de Boca da Mata tem mandato cassado pelo TRE-AL
Valtinho Acioli é vereador de Boca da Mata pelo Progressistas - Foto: Reprodução

Por maioria dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), decidiu nessa segunda-feira (1), cassar a candidatura do vereador de Boca da Mata, Walter Acioli de Lima Filho. O político, além de perder o mandato, ficará 8 anos inelegível, por compra de votos praticada nas eleições de 2020, quando ele disputou a reeleição na Câmara de Vereadores do município.

Além de 'Valtinho Acioli', outros três candidatos também foram condenados, Valter Acioli de Lima, pai de Valtinho, Enio Rangel da Silva Costa e José Sabino Maynart Tenório.

O processo se deu pelos vídeos em que os condenados aparecem entregando dinheiro para eleitores, em suposta troca por votos. Segundo TRE-AL, as imagens foram analisadas pela Polícia Federal (PF) e foi comprovada a veracidade.

A decisão do TRE-AL se deu pela aplicação do artigo 22, da Lei Complementar nº 64/90, que tem como objetivo combater o abuso do poder econômico, político ou de autoridade.

Em depoimento, Valter Acioli de Lima, pai do vereador cassado, chegou a confessar que estava ajudando Ênio Rangel da Silva Costa, José Sabino Maynart Tenório, e também seu próprio filho.