Política

Confirmado: PSB de JHC não coliga com UB de Rodrigo Cunha

O partido do prefeito de Maceió,JHC, decidiu lançar um candidato ao Senado, o Major do Corpo de Bombeiros Diego Ramos

Por Blog do Edivaldo Jr. 07/08/2022 13h01
Confirmado: PSB de JHC não coliga com UB de Rodrigo Cunha
Rodrigo Cunha e JHC - Foto: Reprodução

A decisão só foi conhecida oficialmente no final da noite deste sábado (06/08). O PSB não terá candidato ao governo, nem fará parte da coligação com o União Brasil de Rodrigo Cunha.

O partido do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, decidiu lançar um candidato ao Senado, o Major do Corpo de Bombeiros Diego Ramos.

Considerada surpresa, o lançamento um candidato ao Senado, já na convenção realizada na sexta-feira (05/08) aprofundou crise aberta entre o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e o grupo do prefeito JHC.

Ao longo desse sábado (06/08), o prefeito de Maceió e o senador Rodrigo Cunha, candidato a governador do UB, tiveram várias conversas.

Ao final, o entendimento foi pela manutenção do apoio pessoal do prefeito ao candidato, mas sem a coligação – inviabilizada por desentendimentos na composição de chapas majoritárias e proporcionais entre UB, PP e PSB, potencializados por divergências desses partidos no plano nacional.

A ata do PSB, já registrada no TSE, confirma que o partido não coligará com o UB: “o Presidente iniciou a discussão da pauta, informando que para Eleição Majoritária ao GOVERNO DO ESTADO não apresentará candidatos e nem formalizará coligação. Para a Eleição Majoritária ao SENADO DA REPÚBLICA, o PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB) não formalizará coligação, apresentando isoladamente candidatos titular e suplentes, sendo o candidato a SENADOR titular o Sr. LUIZ DIEGO RAMOS RODRIGUES (Major Diego), masculino, número 400, CPF Nº 053.480.444-66”, diz trecho da ata (veja abaixo, na íntegra).

Baixas


A coligação “Alagoas Merece Mais”, que tem como candidato a governador o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) sofreu diversas baixas desde que o União Brasil realizou sua convenção no sábado (30/06).

A perda inicial de maior impacto foi a do Partido Liberal, o PL, que confirmou coligação com o candidato a governador do PTB, senador Fernando Collor. O partido de Jair Bolsonaro estava sob coordenação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Outra baixa foi o PDT, do vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, agora candidato a vice-governador na chapa de Paulo Dantas.

Outros dois partidos listados na ata da convenção do UB terminaram confirmando coligação com o MDB, de Paulo Dantas – o Solidariedade e o Podemos.

Também listado na ata do UB, o PSB de JHC não confirmou a aliança com o partido. Com isso, a coligação sofreu outra baixa, provavelmente com impacto maior que a do PL. O PSB, apesar de ter um tempo de TV ligeiramente menor que o do PL, oficializaria a participação de JHC – que tem grande capacidade de formação de opinião e transferência de votos – na campanha de Cunha.

JHC, apesar das divergências abertas com o PP de Arthur Lira decidiu manter seu voto pessoal em Rodrigo Cunha. Resta saber como será sua participação na campanha.

Alívio


Para vários analistas, a decisão do PSB de Alagoas será muito bem recebido pela direção nacional do partido, em função da aliança nacional da legenda com o PT de Lula. Mas essa é outra história.

Veja aqui a ata do PSB, na íntegra: ata05082022PSB546