Política
Pré-candidata defende saúde preventiva para a qualidade de vida da população
Nicole Calheiros aposta em pautas de políticas inclusivas para conquistar o eleitorado
Pré-candidata a um cargo eletivo nas eleições deste ano, a alagoana Nicole Calheiros participou, na última sexta-feira (5), ao lado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas —o JHC—, da convenção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que selou a parceira da legenda com o União Brasil e a aliança em torno da candidatura majoritária de Rodrigo Cunha e Jó Pereira (PSDB) aos cargos de governador e vice-governadora de Alagoas.
Defensora da saúde preventiva —em que a academia, por exemplo, não apenas uma questão de beleza física, mas de saúde— Nicole Calheiros aposta na força do voto feminino para mudar a realidade da política local e ampliar as políticas públicas em favor da mulher.
Segundo ela, a luta por mais igualdade de gênero na política não é de hoje. [Ela] É fruto de muita de luta de grandes mulheres, que tornaram das suas vidas uma plataforma da voz de todas as que sempre se sentiram caladas pelo poder", ressalta.
Nicole Calheiros ressalta que mesmo sendo 51% do eleitorado brasileiro, as mulheres não conseguem ocupar cargos de poder. "Isso acontece por uma mistura de fatores, principalmente históricos, onde os homens sempre detiveram a decisão final, tanto na política, como fora dela", acredita.
Portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) —transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida—, Nicole Calheiros pretende trabalhar para garantir mais qualidade de vida para essa parcela da população.
Este ano, o Brasil passou a contar com a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, a ser realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano, como forma de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do transtorno.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é uma condição do neuro-desenvolvimento que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.