Política
Quem montou a “melhor” chapa de estadual em Alagoas?
A montagem de uma boa chapa pode garantir a eleição de deputados com maior ou menor votação
A disputa é acirrada, tanto quanto a eleição de federal. Mas as possibilidades são maiores na montagem de chapas de deputado estadual em Alagoas.
Em função do quociente eleitoral mais baixo, na base de um para três, é possível montar um número maior de frentes competitivas nas eleições para a Assembleia Legislativa.
Enquanto serão necessários cerca de 165 mil votos para eleger um federal, o quociente para estadual deve ficar em 55 mil votos. Existe ainda a possibilidade de disputar a vaga pela sobra. Nesse caso é preciso ter no mínimo 80% do quociente. Ou seja dá para um partido fazer um deputado com pouco mais 40 mil votos em Alagoas.
A montagem de uma boa chapa pode garantir a eleição de deputados com maior ou menor votação
A cada eleição surgem articuladores hábeis na formação dessas chapas. Alguns são bastante conhecidos. É o caso de Adeilson Bezerra e Silvio Camelo.
Nas eleições deste ano podem surgir novos “magos das coligações” em Alagoas. É o caso de Davi Maia e Samyr Malta.
Os quatro montaram chapas em partidos como Avante, Federação PT/PCdoB/PV, PSD e União Brasil que podem eleger deputados estaduais com 20 mil votos ou menos. São quatro frentes competitivas que podem eleger, juntas de 8 a 9 estaduais.
Quem conseguiu montar a “melhor” chapa? Agora é esperar 2 de outubro.
Na corrida pelas outras vagas estão MDB, PP, Republicanos, PSB, PL e outras legendas que podem “surpreender”. Mas essa é outra história.