Política

Pesquisa do Datafolha apresenta diminuição em distância entre Lula e Bolsonaro

O ex-presidente tem 47% dos votos, ante 32% do atual titular do Planalto

Por Redação 19/08/2022 14h02 - Atualizado em 19/08/2022 15h03
Pesquisa do Datafolha apresenta diminuição em distância entre Lula e Bolsonaro
O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16), data do começo da campanha de rua, a esta quinta (18). - Foto: Reprodução/Internet

A pesquisa realizada pelo Datafolha, aponta possíveis novos rumos para as eleições deste ano. Segundo os dados apresentados nesta quinta(18), a diferença entre o atual presidente Jair Messias Bolsonaro(PL) e o líder das pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já vinha caindo de acordo com as últimas pesquisas, teve redução mais uma vez. 

De acordo com o Datafolha, a diferença caiu para 15 pontos. Em maio a distância era de 21 pontos e, em julho, de 18. Agora, Lula tem 47 pontos e Bolsonaro 32%. Já Ciro Gomes está distante na terceira posição, com 7%. Confirmada candidata da chamada terceira via, com apoio do PSDB e do Cidadania, Simone Tebet (MDB) estacionou nos mesmos 2%.

Após o levantamento, foi possível ver que Lula ainda mantém chances de ganhar no primeiro turno por uma margem estreita. Ele soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos — vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro.

Completam o quadro Vera Lúcia (PSTU, com 1%). Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

O instituto ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16), data do começo da campanha de rua, a esta quinta (18). A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

Segundo turno


No eventual segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente obtém 54% dos votos, ante 37% do atual mandatário, segundo pesquisa Datafolha. Na rodada anterior do levantamento, em julho, o petista alcançava 55% e o rival tinha 35% na disputa direta.

Os resultados mostram que Lula e Bolsonaro mantêm a dianteira das preferências do eleitorado no primeiro turno.

*Com informações do É Assim