Política
Alagoas terá quase 500 candidatos este ano; 7 para governo e 5 para Senado
A legenda com maior número de candidatos é o MDB. São 41 no total. E não é para menos
Os números impressionam. Nas eleições deste ano, 27 partidos apresentaram candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador e suplentes, governador e vice em Alagoas. São quase 500 nomes (veja aqui a lista completa).
A legenda com maior número de candidatos é o MDB. São 41 no total. E não é para menos. O partido é o único que terá chapa completa na majoritária (governador e senador) e na proporcional (deputado estadual e deputado federal).
O PSD é o segundo partido no ranking, com 40 candidatos, seguido de União Brasil (37), Avante (36), PSB (32) e PP (31).
Em 2022 serão 473 candidatos, o segundo maior número em um pleito estadual da história (o recorde foi de 479 em 2014).
Na comparação com as eleições de 2018, Alagoas terá 6 partidos a menos e 12 candidatos a mais. Naquele pleito foram 33 legendas e 461 concorrentes na fase inicial.
Na disputa pelo governo de Alagoas são 7 candidatos a governador e 7 a vice. Para o Senado são 5 candidatos, além dos suplentes.
Caindo na real
Do ponto de vista da estatística, a disputa mais fácil será a de senador, com 5 candidatos concorrendo a uma vaga. Para governador, são 7 para 1. Na sequência, a disputa matemática de deputado estadual aponta que teremos 9,8 candidatos para cada uma das 27 vagas. De longe, a maior concorrência será pela Câmara dos Deputados. São 19,6 candidatos para cada uma das 9 vagas no Estado.
Mas no mundo real da política alagoana, essa estatística mais aberta não conta. Dos 27 partidos que apresentaram candidatos aos diferentes cargos, no máximo 13 podem eleger candidatos – o mais provável é que apenas 10 consigam sucesso no pleito este ano no Estado.
Alguns partidos lançam candidatos apenas para “constar”, para se manter vivos e, se possível, atingir a cláusula de barreira. Na realidade, dos 7 candidatos ao governo 4 estão na disputa efetivamente. Na corrida pelo Senado, dos 5 candidatos, apenas 2 tem chances. Para deputado federal e deputado estadual a disputa verdadeira não é de 10 para 1 ou de 19 para 1, mas de 2 para um, ou seja, apenas dois no máximo concorrem com chances de conquistar a vaga.
Por isso não será federal, estadual ou senador a disputa mais acirrada. Salvo mudança de quadro, a eleição de governador, com quatro nomes no páreo tende a ser a mais dura. Mas essa é outra história.
Veja aqui as estatísticas de candidaturas de Alagoas registradas no TSE
Veja a lista de candidatos registrados no DivulgaCand do TSE: Lista-Candidatos ALAGOAS-2022