Política
“Liberação” de candidatos do PP agrava crise na campanha de Rodrigo Cunha
Enquando alguns candidatos foram convencidos a não declarar voto, outros foram liberados a fazer campanha para o candidato a governador do PTB
Dois pesos, duas medidas ou um pé em cada canoa? Enquanto candidatos a deputado do Progressistas foram “convencidos” a não declarar voto no candidato a governador do MDB, outros aparentemente foram liberados a fazer campanha para o candidato a governador do PTB.
Candidatos a deputado federal, Daniel Barbosa e Marx Beltrão teriam sido demovidos de votar em Paulo Dantas a partir – segundo versões de bastidores – sob risco de sofrer penalidades.
Os dois foram levados a declarar voto no candidato a governador do União Brasil em coligação formada com o PP, senador Rodrigo Cunha, PP.
Os vereadores de Maceió Fábio Costa e João Catunda, também candidatos a deputado federal pelo PP, decidiram não apoiar Rodrigo Cunha e declararam abertamente voto em Fernando Collor. Foram movidos, entre outras razões, pelo alinhamento do candidato do PTB com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
A “liberação” dos candidatos aprofunda crise na coligação do UB, que teria segundo versões internas uma chapa as avessas. “Já foi dito ao Arthur Lira que seria melhor Jó Pereira disputar o governo e o Rodrigo Cunha ser o vice”, aponta um influente interlocutor.
Para muitos, a “liberação” não deixa de ser também um aceno para o presidente em Alagoas. O senador Fernando Collor montou o palanque de Jair Bolsonaro no Estado, enquanto o candidato do UB não declarou voto no presidente até o momento.
As liberações não devem ficar só aí. Outros candidatos e líderes políticos ligados a Arthur Lira se animaram para declarar voto em Collor ou Paulo Dantas – o que pode esvaziar ainda mais o palanque de Cunha. Mas essa é outra história.
Nas redes
Nas suas redes sociais, Catunda postou foto ao lado de Collor (veja abaixo) nessa segunda-feira (22/08) e registrou: “…fui para Girau do Ponciano …juntamente com o amigo e candidato a governador do Estado Fernando Collor, a vice-governador Leonardo Dias e candidato a deputado estadual Cabo Bebeto”.
Fábio Costa participou de duas carreatas com Collor (veja foto) e postou foto ao lado do candidato do PTB também nessa segunda a noite enquanto assistiam entrevista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional e foi direto ao ponto: “Juntos e misturados, acompanhando a entrevista do Presidente! cabobebeto @delegadofabiocosta @fernando_collor @tocomleonardo”.