Política

Vereador denuncia que Gilberto Gonçalves usava máquina pública para beneficiar filha

Daniel Pontes (PCdoB) conta em entrevista exclusiva ao JAL que prefeito afastado coagia funcionários e comerciantes para apoiar Gabriela Gonçalves

Por Ruan Teixeira 29/08/2022 17h05 - Atualizado em 01/09/2022 11h11
Vereador denuncia que Gilberto Gonçalves usava máquina pública para beneficiar filha
Gilberto Gonçalves foi preso pela PF no dia 11 de agosto. - Foto: Secom Rio Largo

Daniel Pontes (PCdoB), vereador por Rio Largo, município da região metropolitana de Maceió, lançou candidatura a deputado estadual em Alagoas. Forte opositor dos “Gonçalves”, ele se posicionou sobre as polêmicas que envolveram a recente prisão temporária do Gilberto Gonçalves e afirmou que o prefeito utilizou a máquina pública para investir no nome da sua filha e candidata a deputada estadual Gabriela Gonçalves.

Ele diz que os investimentos feitos em nome da filha do prefeito e ex-secretária do município Gabriela Gonçalves foram maiores do que os feitos na própria cidade. “É anormal. O investimento feito em nome de Gabi Gonçalves dentro do município de Rio Largo desde o ano passado pra cá, é um investimento absurdo. Investimento esse que não foi feito em nenhuma secretaria da própria cidade", denunciou Daniel.

Em conversa com o Jornal de Alagoas, o parlamentar foi convicto em afirmar que os desvios das verbas em Rio Largo beneficiavam Gabriela. “Era visível para todos os rio-larguenses". Segundo Daniel, Gilberto Gonçalves usou a máquina pública para alavancar o nome da filha, que foi secretária de infraestrutura do município. "A câmara até abriu uma Comissão Especial de Inquérito onde teremos a oportunidade de mostrar ao estado alagoano toda verdade sobre a maquiagem de Rio Largo".

O político acusa que dentro do município de Rio Largo todos os contratos de nomeação de servidores, fossem eles de comissionados ou contratados, só eram realizados se houvesse interesse político "Se houver compromisso para votar [em Gabriela] é contratado. Tudo aqui é em base de troca". Ele também denuncia que até comerciantes do município eram coagidos a dar apoio a filha do prefeito, sob os riscos de ter seu negócio fechado.

Daniel diz ainda que são graves as denúncias reveladas pela Polícia e Ministério Público Federal sobre Gilberto. “Pedimos, na Câmara de Vereadores, que o prefeito se manifestasse, que emitisse uma nota de esclarecimento ao povo, mas ele não falou nada até o momento”.

Gilberto Gonçalves foi preso pela Polícia Federal há uma semana. Na última sexta-feira (26), a Justiça revogou o pedido de prisão, porém as investigações sobre os desvios de verbas da educação e saúde que giram em torno dos R$ 15 milhões continuam.

Eleições 2022


Sobre a colocação de seu nome como deputado estadual Daniel diz que o povo de Rio Largo agora tem uma voz para defendê-los. Eu honrarei todos os meus compromissos com a população, e não abrirei mão de defender todos os segmentos da sociedade. Como cristão, principalmente as famílias”, argumenta. O candidato afirma que sua concorrente utiliza no marketing e nas redes sociais uma situação diferente da realidade.

"Tenho certeza que a população saberá avaliar e ver o que é melhor para o município. Se será a candidata adolescente ou a experiência para que possamos tirar os riolarguenses dessa situação vergonhosa, e escrevermos uma nova história com a verdade, respeito e muita humildade", afirmou Daniel, dizendo que, apesar de concorrer diretamente com Gabriela, não perderá o respeito pela adversária.