Política
Lira destinou emendas para pavimentar estradas que dão acesso às suas fazendas em AL
a obra de calçamento com paralelepípedos em São Sebastião (a 120 km de Maceió), custeada pela estatal Coodevasf, foi inaugurada em junho
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), usou recursos de emenda de relator para financiar uma obra federal de pavimentação de uma via, em um vilarejo do interior de Alagoas, nas proximidades de fazendas do próprio deputado. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 31, pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, a obra de calçamento com paralelepípedos em São Sebastião (a 120 km de Maceió), custeada pela estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, foi inaugurada em junho com a presença do próprio presidente da Câmara.
A parte remodelada da avenida, batizada de José Batista Neto, tem 1.800 metros e é o principal acesso da BR-101 ao povoado Terra Nova, também levando a um conjunto de propriedades rurais usadas para pecuária pelo deputado.
Duas dessas propriedades são as fazendas Tapera e Paudarqueiro, tema de reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que mostrou que o deputado não as declarou à Justiça Eleitoral em 2018, apesar de ter assinado documento de compra de direitos.
Em resposta ao jornal, o parlamentar disse que relacionar a obra federal com suas propriedades é uma “inverdade”. Procurada, a Codevasf afirma que segue o princípio da impessoalidade “em todas as suas ações”.