Política
Em menos de 4 meses, médico entrega Hospital do Coração a alagoanos
Alagoas se tornou o terceiro estado do Norte e Nordeste hospital público destinado exclusivamente ao tratamento de pacientes com problemas cardíacos pelo SUS
Ortopedista, com experiência em gestão hospitalar na rede privada, Gustavo Pontes de Miranda assumiu a Secretaria de Saúde de Alagoas em 16 de maio deste ano. Foi o primeiro médico a assumir o cargo depois de quase cinco anos. E vai levar com marca da sua gestão a entrega do Hospital do Coração, o oitavo do país nessa especialização na área pública e terceiro do Norte e Nordeste.
A inauguração da nova unidade, realizada na última sexta-feira (2) contou com a presença de Fábio Jatene, filho do médico Adib Jatene – o hospital leva o nome do cirurgião cardiovascular, um dos pioneiros da área, com atuação reconhecida internacionalmente.
“Esse novo hospital representa um avanço na assistência dos nossos doentes cardiológicos. Essa assistência também será realizada a partir de hoje pelo serviço público, onde nós vamos ter toda sequência da consulta até cirurgia de alta complexidade” aponta Gustavo Pontes .
Discreto nas aparições públicas, Pontes prefere que seu trabalho “apareça”. Escolheu, num primeiro momento manter a maior parte da equipe que encontrou na Secretaria e passou a usar sua experiência na gestão hospitalar para melhorar o funcionamento das unidades de saúde e realizar mutirões de cirurgia. Foram mais de duas mil eletivas no período, segundo sua equipe.
Além de manter a rede estadual em pleno funcionamento, o secretário conseguiu normalizar a relação com a rede filantrópica e privada. Pontes de Miranda também tem mostrado bom jogo de cintura no trato com políticos, o que deve ajudar a mostrar que a Sesau pode ser tocada com eficiência por um profissional da área – tarefa que não é tão simples depois da passagem bem avaliada do advogado Alexandre Ayres pela Pasta. Mas essa é outra história.