Política
Deputado defende projeto de implantação de ar condicionado em salas de aula de escolas estaduais
"Imagine aqui, na Assembleia, sem ar-condicionado. Mal conseguiríamos raciocinar", comparou o deputado Lobão, ao argumentar sobre o projeto
O deputado Anivaldo Luiz da Silva(MDB) popularmente chamado de Lobão, em sessão ordinária nesta última terça-feira (6) aproveitou seu tempo para falar sobre seu projeto de lei que visa colocar em prática aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula em escolas estaduais.
"A colocação dos aparelhos, junto com placas fotovoltaicas, as placas de energia solar, tornarão as salas de aula mais agradáveis aos nossos estudantes", disse o parlamentar. O Projeto prevê também que junto ao ar-condicionado sejam instaladas placas de energia solar, para garantir o custo da conta de eletricidade.
O deputado comentou os benefícios dessa ação, menor gasto na conta de energia, e a melhoria na ambientação do ambiente escolar para alunos e professores, "Imagine aqui, na Assembleia, sem ar-condicionado. Mal conseguiríamos raciocinar", comparou.
Ele continuou justificando que com a melhoria nas salas de aula, o desempenho geral das turmas irá progredir. "Até os professores terão mais a ganhar, pois pouco falamos da acústica nas sala", reforçou o deputado afirmando que com as melhorias, os profissionais de ensino na precisarão cansar a voz para serem ouvidos por grupos de alunos de em media 40 crianças.
Sururu
O parlamentar abordou também a iminente, segundo ele, extinção da pesca do sururu na lagoa Mundaú, ocasionado pelo sururu branco, espécie invasora que está penetrando o sistema marinho. "O poder público precisa, junto com as universidades, achar alguma solução".
Ele apontou os sistemas "longline", corda que sustenta o sururu em produção, como solução para aumentar a quantidade do molusco em estado saudável na lagoa.
Patrimônio imaterial do estado de Alagoas, o molusco é usado em vários pratos típicos da região, podendo ser preparado com água, sal ou cru, podendo ainda auxiliar em ensopados e moquecas.
O sururu branco causa incômodo no ecossistema, pelo fator preocupante dos altos níveis de poluição que regride a qualidade da agua, níveis de oxigênio e aumenta a presença de metais pesados.
*Com informações da ALE/AL