Política

Alagoas é o único estado com maioria das secretarias ocupadas por mulheres

No Brasil, apenas 22% das secretarias estaduais são lideradas por mulheres; Alagoas lidera o ranking, com 12 secretárias em 23 pastas

Por Redação* 10/09/2022 08h08
Alagoas é o único estado com maioria das secretarias ocupadas por mulheres
Em Alagoas, das 23 pastas do Poder Executivo, 12 são ocupadas por mulheres. - Foto: Divulgação/Secom-AL

Após a renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB) e a posse de Paulo Dantas (MDB) para um mandato-tampão, Alagoas atingiu neste ano, maioria feminina no comando das secretarias do estado. Das 23 pastas do Poder Executivo, 12 são ocupadas por mulheres.

O estado já contava com quatro secretárias na PGE, na CGE e nas pastas da Cultura e da Mulher na gestão Renan Filho. Para alcançar maioria de mulheres, Dantas nomeou mais oito secretárias.

A chefe do Gabinete Civil, Maria Luiza Barreiros, declarou que a presença feminina reflete mudança nas ações públicas. “O governo tem levantado bandeiras. Temos implementado medidas e projetos que contemplam as mulheres, como, por exemplo, equipe de plantão na delegacia especializada no público feminino. Agora, o atendimento é 24h, algo que não existia há 32 anos”, afirma, em entrevista ao Metrópoles. 

Barreiros se diz “muito orgulhosa” do que as secretárias vêm construindo no estado. “No início, não tinha dimensão do que seria ter tantas mulheres nas pastas. É uma experiência incrível. Estamos fazendo história e mostrando para quem desacredita das mulheres que somos tão competentes e capazes quanto os homens.”

Elas lideram pastas importantes, como a Procuradoria Geral (PGE), a Secretaria do Planejamento (Seplag), a Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). “Somos mulheres comandando pastas historicamente ocupadas por homens”, comenta a chefe do Gabinete Civil.

*Com Metrópoles