Política
Uma “revelação” impressionante: eleitor alagoano está satisfeito com a vida que leva
Informação é da primeira pesquisa de intenção de voto do Ipec (ex-Ibope) com eleitores de Alagoas
Há quem diga que felicidade – e por tabela satisfação – é um Estado de espírito. E o eleitor alagoano, em que pesem as dificuldades que aparecem de forma cada vez mais enfática no guia eleitoral e nos discursos dos candidatos das eleições deste ano, anda satisfeito com a vida que leva.
No Estado, de acordo com a primeira pesquisa de intenção de voto do Ipec (ex-Ibope) com eleitores de Alagoas – encomendada pela TV Gazeta – 76% dos eleitores estão satisfeitos ou muito satisfeitos, enquanto 23% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos e 1% não sabe ou não respondeu.
E revela os índices de intenção de voto para governador de Alagoas. A sondagem ouviu 800 pessoas entre os dias 29 e 31 de agosto em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-AL sob o número AL-00838/2022.
De forma geral as mulheres estão mais satisfeitas (total de 79%) do que os homens (73% na soma dos dois indicadores). Eleitores mais jovens (16 a 24 anos) são os mais satisfeitos, com soma de 81% entre satisfeitos e muitos satisfeitos.
Vale destacar que quase metade dos alagoanos ouvidos na primeira pesquisa Ipec em Alagoas depende de programas do governo para complementar a renda. De acordo com o instituto, 44% dos entrevistados são beneficiados com Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial ou Bolsa Família. Outros 3% recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada, 1% de Farmácias Populares e 2% de outros programas sociais, enquanto 51% participam ou não recebem nenhum benefício de programas do governo federal.
Pesquisa
A primeira pesquisa de intenção de voto do Ipec (ex-Ibope) com eleitores do estado foi encomendada pela TV Gazeta e revela os índices de intenção de voto para governador de Alagoas. A sondagem ouviu 800 pessoas entre os dias 29 e 31 de agosto em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-AL sob o número AL-00838/2022.