Política
Semana começa com “emoções” das pesquisas para governador em AL
Nesta segunda (12/09) será divulgado o resultado da pesquisa do DataSensus no blog Política Alagoana, com números para o governo e Senado
Num embate “paralelo” das majoritárias e proporcionais, as pesquisas movimentam marqueteiros, cabos eleitorais e dão o tom dos discursos nas redes sociais e nos palanques da vida real em todas as campanhas.
Cada ponto a mais é comemorado. Ponto a menos vira “margem de erro” ou dá margem para críticas e até processos contra os institutos de pesquisas.
Nesse embalo, o embate será ampliado em Alagoas esta semana – que começa recheada de resultados de pesquisas de diferentes institutos do Estado e nacionais.
Nesta segunda (12/09) será divulgado o resultado da pesquisa do DataSensus no blog Política Alagoana, com números para o governo e Senado. O levantamento, divulgado dez dias depois do último resultado, deve mostrar a evolução dos principais candidatos na disputa pelo governo.
Na terça (13/09) será divulgado resultado de pesquisa da Result Estratégia e Mídia Ltda. Na quinta (15/09), sai uma sondagem considerada “tira-teima”, a do Paraná Pesquisas. Levantamentos de institutos nacionais são considerados como referências no “balizamento” das empresas locais.
Na sexta (16/09) sai uma nova rodada do Ibrape contratada pelo Portal Cada Minuto, que também deve mostrar a evolução dos candidatos ao governo.
“Retrato”
Pesquisa é, por regra, um “retrato” do momento. Pode apontar tendências na intenção de votos, mas não custa lembrar que a eleição se ganha com voto na urna.
Por regra, também, alguns resultados vão sendo “ajustados” na medida em que o dia da eleição se aproxima.
Nas eleições proporcionais, o voto “solto” só começa a ser definido, de fato, na última semana da eleição. Na majoritária, o eleitor já tem sua escolha nesse período e dificilmente muda.
Essa, portanto, será uma semana decisiva para todos os candidatos, especialmente para quem tenta chegar ao governo e ao Senado.
As próximas pesquisas, portanto, podem ajudar a manter ou alterar as estratégias, principalmente na briga por uma vaga no segundo turno na eleição de governador. Paulo Dantas como favorito a uma das vagas, com Collor e Rodrigo disputando a outra vaga.
http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2022/09/02/efeito-jhc-traz-rodrigo-cunha-de-volta-a-briga-pelo-segundo-turno/