Política
PT, MDB e PL “disputam” votos de legenda: FE BR pode ter mais de 30 mil
Nas vagas que serão disputadas pela sobra além dessas legendas também concorrem PSD, PL e PSDB
A eleição segue acirrada em Alagoas, especialmente nas proporcionais. Faltando duas semanas para a votação, prognósticos seguem praticamente os mesmos da pré-campanha.
A expectativa é que o PP eleja três federais, MDB, UB e Federação Brasil (PT, PCdoB e PV) um cada um. As outras três vagas seriam distribuídas pelas sobras entre esses três partidos e outras legendas, a exemplo de Republicanos, PSB e PSD.
Na disputa pelas 27 vagas de estadual, o favorito é o MDB que fará de 11 a 12 vagas diretas. Outras vagas vão ser disputadas por PP, UB, Fe Brasil, Republicanos, e Avante.
Nas vagas que serão disputadas pela sobra além dessas legendas também concorrem PSD, PL e PSDB entre outras legendas.
Cada voto conta – e como conta – para definir uma vaga proporcional, especialmente o de legenda. Quem disputa mandato por partidos com candidato a governador ou presidente tende a levar vantagens.
Em Alagoas, os campeões do voto de legenda devem ser PT e PL, em função da polarização nacional. Os cálculos hoje apontam para mais de 20 mil votos de legenda da Fe BR para estadual e 30mil pata federal, o que pode ajudar a federação a fazer de dois a três estaduais e de um a dois federais. Mas essa é outra história.