Política

Quem são os prováveis eleitos para federal em Alagoas? Veja as projeções

Entre os demais, apenas Arthur Lira (PP) tem reeleição considerada tranquila e desponta para ser o candidato mais votado este ano em Alagoas

Por Blog do Edivaldo Júnior 25/09/2022 10h10
Quem são os prováveis eleitos para federal em Alagoas? Veja as projeções
Câmara dos Deputados, em Brasília/DF - Foto: Paulo Sérgio/Câmara Notícias

Das 9 vagas de deputado federal em Alagoas que serão escolhidas no próximo dia 2 de outubro, a expectativa é de renovação em torno de 50%.

Da atual bancada alagoana na Câmara dos Deputados, um parlamentar não será candidato à reeleição: Sérgio Toledo (PV).

Entre os demais, apenas Arthur Lira (PP) tem reeleição considerada tranquila e desponta para ser o candidato mais votado este ano em Alagoas.

Dos outros sete deputados federais, as maiores chances de reeleição são de Isnaldo Bulhões (MDB) e Marx Beltrão (PP), que estão em chapas consideradas competitivas e despontam entre os favoritos de seus grupos.

Segundo projeções, esses três deputados podem ocupar vagas diretas dos seus partidos.

A expectativa de vários analistas é que o PP fará três federais, podendo ser três diretos. O MDB fará um direto e tem grande chance de fazer a segunda vaga nas sobras.

A Federação Brasil também (PT/PV/PCdoB) também faz um direto e briga com alguma chance pela segunda vaga. O deputado Paulão (PT) disputa o primeiro lugar na chapa com Luciano Amaral, candidato do PV, que é apontado como favorito.

O Republicanos deve fazer uma vaga direta ou garantir uma vaga pelas sobras. Nivaldo Albuquerque é o favorito e tem grandes chances de reeleição.

No MDB, o deputado Severino Pessoa disputa o segundo lugar com Maurício Quintella e Rafael Brito.

A deputada Tereza Nelma desponta como favorita no PSD, ao lado de Gustavo Lima, mas há dúvidas se seu partido conseguirá atingir o número mínimo de votos (80% do quociente eleitoral, estimado em 170 mil votos) para garantir a disputa por uma vaga.

A exemplo de Tereza, o deputado Pedro Vilela deve ser o mais votado do PSDB, mas também existem dúvidas se seu partido alcançará 80% do quociente eleitoral.

Se estas estimativas estiverem corretas, apenas 4 ou no máximo 5 dos atuais deputados federais de Alagoas conseguiriam a reeleição de 2 de outubro.

Na briga pelas vagas que vão sobrar, estão nomes como Alfredo Gaspar, que será o mais votado do União Brasil e tem tudo para ser eleito como único representante do partido.

O dr. JHC vive situação semelhante. Será o mais votado do PSB e tem grande chance de ser eleito como único representante do partido no Estado.

Na briga pela terceira vaga do PP, disputando com Marx Beltrão, estão nomes como Gilvan Barros, Dainel Barbosa e Fábio Costa.

Desses três partidos (PP, UB e PSB) mais o MDB e PV podem surgir os quatro ou cinco nomes que vão renovar a bancada de Alagoas na Câmara dos Deputados. A conferir.

As projeções de Marcelo Bastos

Como fiz em eleições anteriores, transcrevo aqui projeções do analista político e diretor do instituto de pesquisas MB, Marcelo Bastos.

“Este ano há um contexto peculiar, com os fim das coligações partidárias. Aqui em Alagoas, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 170.000 votos para eleger um deputado federal.

Vale ressaltar, que pela nova reforma eleitoral, um partido que não atinja esse quociente poderá eleger um candidato com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato). Dessa forma, para que um partido conquiste uma vaga com as tais sobras, terá que conquistar 136 mil votos e para que o candidato seja eleito, 34 mil votos.

Realizamos nossas projeções com base em pesquisas de consumo interno, desempenho de campanhas passadas dos candidatos, tamanho dos partidos e nas campanhas de rua e das redes sociais.

Vejamos as projeções:

União Brasil: faz um. Nome provável: Alfredo Gaspar

PSD: briga por uma vaga. Nomes prováveis: Gustavo Lima e Tereza Nelma.

Federação (PSDB/CIDADANIA): briga por uma vaga. Nome provável: Pedro Vilela.

PP: faz três e poderá brigar por uma quarta vaga. Nomes prováveis: Arthur Lira, Marx Beltrão, Fábio Costa, Gilvan Barros e Daniel Barbosa.

Federação (PT/PV/PC do B): faz um e poderá brigar por uma segunda vaga. Nomes prováveis: Luciano Amaral e Paulão.

REPUBLICANOS: faz um. Nome provável: Nivaldo Albuquerque.

MDB: faz dois. Nomes prováveis: Isnaldo Bulhões, Severino Pessoa, Maurício Quintella e Rafael Brito.

PSB: Briga por uma vaga. Nome provável: Dr. JHC.

As minhas projeções

União Brasil: deve fazer um: Alfredo Gaspar

PP: deve fazer três. Favoritos: Arthur Lira, Marx Beltrão, Gilvan Barros, Daniel Barbosa e Fábio Costa.

Federação (PT/PV/PC do B): deve fazer um e disputar uma segunda vaga. Favoritos: Luciano Amaral e Paulão.

REPUBLICANOS: deve fazer um: Nivaldo Albuquerque.

MDB: deve fazer dois: Isnaldo Bulhões, Rafael Brito, Maurício Quintella e Severino Pessoa, .

PSB: deve fazer um: Dr. JHC.

PSD: briga por uma vaga: Gustavo Lima e Tereza Nelma.

Federação (PSDB/CIDADANIA): briga por uma vaga. Pedro Vilela.