Política

Tribunal Superior Eleitoral proíbe transporte de armas e munições por CACs nas eleições

"No dia anterior e posterior não se justifica essa verdadeira licença para que pessoas possam transportar armas de grosso calibre", afirmou o presidente do TSE

Por Redação* 29/09/2022 11h11 - Atualizado em 29/09/2022 11h11
Tribunal Superior Eleitoral proíbe transporte de armas e munições por CACs nas eleições
Arma de Fogo/ Imagem ilustrativa - Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (29) proibir, por unanimidade, o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) na véspera, no dia das eleições e nas 24 horas do dia seguinte ao pleito.

De acordo com decisão aprovada pela Corte, fica proibido o transporte de armas e munições em todo território nacional por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem e 24 horas que a sucedem.

"No dia anterior e posterior não se justifica essa verdadeira licença para que pessoas possam transportar armas de grosso calibre", afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O TSE já impediu o porte de arma nas regiões das seções eleitorais dois dias antes da votação, no dia do processo e nas 24 horas seguintes. A decisão diz que só poderá se aproximar com arma a menos de 100 metros de uma seção o policial que for convocado por uma autoridade eleitoral.

*Com informações do G1