Política
Perfil de Renan Calheiros é retirado do ar por 24 horas; entenda
Calheiros teria descumprido decisão posterior de publicar uma nota de retratação e direito de resposta do adversário
Neste domingo, 2, o Instagram retirou, o perfil do senador Renan Calheiros (MDB) do ar. A rede social cumpriu decisão do desembargador eleitoral Felini de Oliveira Wanderley. Segundo os autos do processo, o senador estaria compartilhando notícias falsas contra o candidato a governador Rodrigo Cunha (União).
Calheiros teria descumprido decisão posterior de publicar uma nota de retratação e direito de resposta do adversário. Sendo assim, o magistrado resolveu a derrubar o perfil da rede social como penalidade.
"Nesse contexto, considero razoável e proporcional determinar, como já antes advertido, o bloqueio/suspensão, num primeiro momento, da conta privada do senador, no Instagram, por 24 horas", determinou. A decisão foi publicada ontem, às 21h.
Segundo a assessoria de Rodrigo Cunha, o direito de resposta se dá em razão de fake news propagadas por Calheiros contra o candidato, colocando em xeque a transparência dos recursos destinados pelo senador para todos 102 municípios de Alagoas.
Calheiros também está sujeito ao pagamento de multa de R$ 50 mil por hora de descumprimento e a possibilidade de bloqueio e suspensão de sua conta privada naquela rede social até o dia 31 de outubro deste ano.
Confira decisão na íntegra na Galeria de Arquivo, abaixo.
Com informações de José Fernando Martins/Jornal Extra Alagoas.