Política
Renan Filho se transforma no maior vencedor político da sua geração
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho conquistou no domingo 2 de outubro sua sexta eleição consecutiva
Prestes a completar 43 anos (o aniversário será no próximo dia 8 de outubro), José Renan Vasconcelos Calheiros Filho conquistou no domingo 2 de outubro sua sexta eleição consecutiva. Foi eleito pela primeira vez prefeito de Murici, aos 25 anos, em 2004.
Reeleito em 2008, deixou a prefeitura para, em 2010, e se transformar no deputado com maior votação de Alagoas (até aquele momento).
Em 2014, aos 34 anos, Renan Filho foi eleito o governador mais jovem da história de Alagoas, já no primeiro turno. Foi reeleito em 2018 com folga (77% dos votos válidos).
A eleição de Renan Filho para o Senado, no domingo 2 de outubro, era considerada a mais tranquila, a mais previsível. No entanto, o ex-governador de Alagoas teve uma votação abaixo das projeções de analistas e dos resultados de intenção de votos das pesquisas de vários institutos. Ainda assim, teve uma das maiores votações da história de Alagoas para o Senado.
Renan Filho foi eleito senador com 845.988 votos (56,92% dos válidos), melhor desempenho que o próprio pai, senador Renan Calheiros, em todas as suas eleições, do que Rodrigo Cunha, Fernando Collor, Benedito de Lira e Heloísa Helena, por exemplo.
Com seis vitórias pessoais consecutivas, Renan Filho é o político da sua geração que teve ascensão quase meteórica e um dos poucos que conseguiu vencer consecutivamente todos os pleitos que disputou. Uma carreira que não deve parar por aí, mas não custa lembrar que ele teve uma ajudinha – e põe ajudinha aí – de ninguém menos do que o senador Renan Calheiros, seu pai, de longe o melhor estrategista político de Alagoas e um dos melhores do Brasil. Mas essa é outra história.